Última semana da exposição "Uma canoa chamada lembrança"

05/09/2016 - 16:56  •  Atualizado 06/09/2016 17:34
Compartilhe

A Biblioteca Central da Ufes (BC) recebe, até 9 de setembro, a exposição itinerante “Uma canoa chamada Lembrança”. A mostra é resultado do trabalho realizado pelo projeto “Clic@r Itapina”, que promoveu uma oficina de educação patrimonial junto aos moradores do distrito, em Colatina. A exposição está aberta para visitação gratuita no primeiro andar da BC , no campus de Goiabeiras.

A oficina foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Archivum, coordenado do pelo professor do Departamento de Arquivologia André Malverdes, do arquivista Anderson Barbosa e da historiadora Diovani Favoreto. O objetivo dos pesquisadores foi resgatar a memória local por meio da utilização de registros fotográfi cos pessoais e de famílias antigas do distrito.

“Uma canoa chamada Lembrança” é uma homenagem aos cidadãos de Itapina e sua relação com o Rio Doce, e recebeu esse nome graças à foto de um momento de dois moradores: a moça Adélia sentada na canoa Lembrança, com o menino Jaime ao fundo.

O projeto contou com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, da Secretaria Municipal de Cultura de Colatina, do Departamento de Arquivologia da Ufes, da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo, dos grupos de pesquisa “Acervos Fotográficos” e “Cine Memória”, e do Empório Capixaba Projetos Culturais.


Texto: Patrícia Garcia
Foto: Matheus Andreatta (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho