‘Aquarius’ estreia no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 29

28/09/2016 - 17:12  •  Atualizado 30/09/2016 17:29
Compartilhe

Aquarius, estrelado por Sônia Braga, chega ao Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 29. Reverenciado pela crítica internacional, o longa do diretor pernambucano Kleber Mendonça é considerado um dos maiores lançamentos do ano.

O filme narra a história de Clara, uma jornalista aposentada que mora em um apartamento do edifício Aquarius, na beira da praia de Boa Viagem, no Recife. O prédio antigo é o último que ainda resiste, rodeado de modernas construções. Até que uma empresa, interessada em construir um novo empreendimento no local, adquire quase todos os apartamentos do edifício, menos o de Clara. Ela deixa bem claro que não pretende vendê-lo, e com isso sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Clara é interpretada por Sônia Braga, um dos grandes destaques de Aquarius. A atriz foi muito elogiada em Cannes e tem chances de concorrer ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme.

Aquarius foi exibido no Festival de Cannes e ganhou os prêmios de Melhor Filme no Festival de Sidney, no Transatlantyk Festival, no Festival de Lima e no Festival World Cinema Amsterdam. Sônia Braga também levou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Lima.

Femininas

Na quinta-feira, 29, o Cine Metrópolis também recebe mais uma edição do Cineclube Feministas de Quinta, com entrada gratuita. A sessão começa excepcionalmente às 20h15, com exibição dos curtas brasileiros Sem Coração e L. Ambos tratam de questões relacionadas ao crescimento e amadurecimento de meninas e meninos, e como os olhares sobre os corpos das meninas as afetam. Mais informações sobre o Feministas de Quinta estão disponíveis na página do projeto no Facebook: www.facebook.com/feministasdequinta

Continuam em cartaz o clássico italiano Rocco e Seus Irmãos, dirigido por Luchino Visconti e estrelado por Alain Delon, e o suspense brasileiro Mate-me por favor, um dos principais lançamentos brasileiros da temporada. Os ingressos para a programação normal do cinema custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita, e servidores técnico-administrativos e docentes pagam meia-entrada. Mais informações no site www.cinema.ufes.br

 

Confira abaixo a programação completa:

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (Brasil/França, 2016, cor, 144’)

Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Quinta (29) e sexta-feira (30) às 17h50
Sábado (01) e domingo (02) às 19h10
Segunda (03) e terça-feira (04) às 14h40
Quarta-feira (05) às 17h30

 

Rocco e seus Irmãos, de Luchino Visconti  (ITA/FRA, 1960, p&b, 178')

Em busca de uma vida melhor, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos — Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca— trocam a miserável Sicília pela industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente etem início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil.

Sábado (01) e domingo (02) às 16 horas
Segunda (03) e terça-feira (04) às 17h10
 

Mate-Me Por Favor, de Anita Rocha da Silveira (Brasil, 2015, cor, 101’)

Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

Quinta (29) e sexta-feira (30) às 16 horas
Sexta (30), segunda (03), terça (04) e quarta-feira (05) às 20h15

 

Cineclube Feministas de Quinta

Sem Coração, de Tião e Nara Normande (Brasil, 2014, cor, 26')
Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira, e conhece uma menina apelidada de "Sem Coração"

L, de Thaís Fujinaga (Brasil, 2011, cor, 20')
Teté odeia seus pés. Quando conhece Héctor, r, um simpático descendente de chineses, ela passa a ver seu complexo sob um novo ângulo. Com sua postura mais leve diante da vida e da própria aparência, ele ajuda Teté a superar seu sentimento de desajuste.

Entrada franca
Quinta-feira (29) às 20h15

 

O Pornógrafo, de João Callegaro (Brasil, 1970, p&b, 78’)
Curso Uma História do Cinema Brasileiro, com o professor Fabio Camarneiro

Numa editora de revistas pornográficas, Miguel Metralha tenta imitar os gangsters de Chicago. Com a morte do dono ele assume a chefia e tem que enfrentar a cafetina que dava cobertura à publicação, quando ele procura mudar o estilo das revistas.

Exibição seguida de aula. Entrada Franca
Sexta-feira (30) às 13 horas

 

De L’Autre Côté, de Chantal Akerman (FRA/BELG/AUS/FIN, 2002, cor, 100')
Saute ma Ville, de Chantal Akerman (Bélgica, 1968, p&b, 13')
Curso Arte e Cinema sob a Perspectiva do Político, com a professora Gisele Barbosa Ribeiro

De L’Autre Côté: Concentrando-se na perseguição sofrida pelos mexicanos que adentram ilegalmente nos EUA, eis um retrato das fronteiras como fonte de intolerância e crueldade. Jovens perdidos, desamparados e errantes pelo deserto; famílias desfeitas, memórias rompidas, diversos testemunhos colhidos entre americanos e latinos, pessoas separados pelos abismos da cultura.

Saute ma Ville: Uma jovem se isola em seu apartamento e vai em busca de respostas por um estranho caminho. Assim ela desperdiça a noite no seu apartamento.

Exibição seguida de aula. Entrada Franca
Quarta-feira (05) às 13 horas


Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho