‘O Silêncio do Céu’ e ‘Lua em Sagitário’ estreiam no Cine Metrópolis

20/10/2016 - 16:55  •  Atualizado 21/10/2016 16:46

Mais dois filmes brasileiros entram na programação do Cine Metrópolis nesta semana. Nesta quinta-feira, 20, estreia O Silêncio do Céu, e na sexta-feira, 21, estreia Lua em Sagitário.

O Silêncio do Céu é estrelado por Carolina Dieckman, cuja personagem é vítima de um estupro dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide esconder o crime e não falar sobre o que aconteceu. Seu marido (Leonardo Sbaraglia), que viu tudo, também prefere se omitir. Aos poucos, o silêncio que toma conta do casal acaba se transformando em outra forma de violência.

Terceiro longa do jovem cineasta paulista Marco Dutra, O Silêncio do Céu é baseado no livro Era El Cielo, do argentino Sergio Bizzio, que também assina o roteiro. O filme foi exibido no 44º Festival de Cinema de Gramado e saiu com três troféus: Melhor Filme, eleito pelo júri da crítica; Prêmio Especial do Júri; e Melhor Desenho de Som.

Adolescência

Lua em Sagitário conta a história de Ana (Manuela Campagna), 17 anos, moradora de uma pequena cidade em Santa Catarina, quase na fronteira com a Argentina, um lugar sem sinal de celular, sem internet banda larga e sem opções de lazer. Seu refúgio é a Caverna, um misto de lanhouse e sebo, onde conhece Murilo (Fagundes Emanuel) e se apaixona. O casal, então, resolve cruzar o estado de moto para participar de um festival de bandas independentes em Florianópolis. O filme conta ainda com participações especiais de Elke Maravilha e Serguei.

O filme foge do enredo estereotipado dos jovens, que costuma se basear em apenas um conflito, principalmente amoroso. A diretora Márcia Paraíso traz à tona temas reincidentes que afetam a adolescência, mas com um olhar crítico para questões atuais, como o preconceito, a empatia, a liberdade, o momento político do país e a disputa pela terra.

Cinemas em rede

Também nesta quinta, 20, às 19 horas, o Cine Metrópolis recebe a sétima sessão do projeto Cinemas em Rede. O longa-metragem exibido será Glauco do Brasil, de Zeca Brito, documentário sobre a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues, considerado um dos principais artistas da Pop Art na América Latina. Após a exibição, será realizado um debate online com o diretor. A entrada é franca.

O projeto Cinemas em Rede tem como objetivo contribuir para a articulação de um circuito universitário de exibição audiovisual, a partir do compartilhamento e difusão de conteúdos via internet de alta capacidade. Atualmente, doze cinemas universitários participam do projeto, que é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As sessões oferecidas pelo projeto ocorrem simultaneamente em todas as salas participantes e são sempre gratuitas e abertas ao público.

Mais informações no site www.cinema.ufes.br .

Confira a programação completa do Cine Metrópolis:

O Silêncio do Céu, de Marco Dutra (Brasil, 2016, cor, 102’)

Após ser vítima de um estupro em sua própria casa, Diana mantém o trauma em segredo. Seu marido também tem algo a esconder. O silêncio que toma conta do casal se transforma, aos poucos, em uma forma de violência. Melhor Filme Brasileiro do Festival de Gramado 2016.

Quinta-feira (20) às 17 horas
Sexta (21) a terça-feira (25) às 20 horas

Lua em Sagitário, de Marcia Paraíso (Brasil, 2016, cor, 100')

Ana é uma jovem de 17 anos que vive em uma cidade fronteiriça entre o Brasil e a Argentina. Lá, ela não tem opções de lazer. Seu único refúgio é visitar um sebo/lanhouse conhecido como "A Caverna". É lá que ela conhece Murilo, rapaz por quem vai se apaixonar perdidamente.

Sexta (21) a terça-feira (25) às 18 horas
Quarta-feira (26) às 17 horas

Precisamos Falar do Assédio, de Paula Sacchetta (Brasil, 2016, cor, 80’)

Na semana da mulher, de 7 a 14 de março de 2016, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar.

Sexta (21) a terça-feira (25) às 16h30

Cinemas em Rede
Glauco do Brasil
, de Zeca Brito (Brasil, 2015, cor, 90')

Documentário sobre a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues, considerado um dos principais pintores da Pop Art na América Latina. A trajetória de Glauco é retratada através de uma série de entrevistas, depoimentos e imagens de arquivo.

Exibição seguida de debate transmitido online. Entrada Franca.

Quinta-feira (20) às 19 horas

Ossos, de Pedro Costa (POR/DIN/FRA, 1997, cor, 95')
Curso Arte e Cinema sob a Perspectiva do Político, com a professora Gisele Barbosa Ribeiro

Nas ‘’Fontainhas’’, um bairro negro do subúrbio de Lisboa, um casal de jovens acaba de ter um filho. A criança, com poucos dias de vida, vai sobreviver a várias mortes. Tina, sua jovem mãe, desespera e abre o gás. Prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Veneza 1997.

Exibição seguida de aula. Entrada Franca
Quarta-feira (26) às 13 horas