19ª edição do CantarES começa nesta quinta, 4, no Teatro Universitário

02/10/2018 - 18:39  •  Atualizado 05/10/2018 18:54

O Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, recebe a partir das 20 horas desta quinta-feira, 4, o 19º Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo – CantarES, evento gratuito que reúne corais da Grande Vitória e de outras partes do Brasil. O encontro, realizado anualmente (sempre no mês de outubro), é uma promoção da Secretaria de Cultura da Ufes.

A programação se estende até sábado, 6, quando, além das apresentações no Teatro, acontecerá um encontro dos corais inscritos, a partir das 9 horas, no Parque Moscoso, em Vitória. Também neste dia haverá uma roda de conversa entre os maestros participantes sobre o tema O Canto Coral como Instrumento de Aprendizagem e Inclusão, entre 15 e 17 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes.

Dezoito coros vão se apresentar nesta edição, sendo seis exibições por noite, sempre a partir das 20 horas na quinta e na sexta-feira, e das 19 horas no sábado. Todos os grupos são capixabas, com exceção do Coral Sinpro, de Londrina, Paraná.

O coral da Ufes, regido pelo maestro Cláudio Modesto dos Reis, vai fechar a programação se apresentando no fim da noite de sábado. Segundo o maestro, o CantarES é um evento cultural que celebra, também, o canto coral: “É uma forma de estimular pessoas de todas as idades a participarem desta atividade, além de uma oportunidade de mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e trocar experiências”.

Os corais inscritos foram selecionados por meio de análise do impacto que o grupo tem para a cidade, levando-se em consideração itens como a educação musical oferecida aos participantes; a frequência de concertos; o nível musical do coral; e o tempo de existência.

Histórico

O CantarES teve início em 2000, mesmo ano em que foi inaugurado o Teatro Universitário. Foi criado a partir de uma iniciativa do maestro Cláudio Modesto, com apoio da então coordenadora de música da Secretaria de Cultura da Ufes, Natércia Lopes. “Tínhamos o desejo de que Vitória sediasse um encontro de corais de porte nacional”, explica Modesto.

O maestro diz ser gratificante acompanhar a evolução do CantarES por todos esses anos e espera que o evento atinja as variadas camadas sociais. “Minha expectativa é que o CantarES continue proporcionando a chance de as pessoas ouvirem músicas de diferentes gêneros em uma só linguagem: coral”, finaliza.

Já o Coral da Ufes iniciou suas atividades em 1976, tendo regência do maestro Cláudio desde 1980. É composto por estudantes, professores e servidores da Universidade e por membros da comunidade externa. Com vasto repertório, que inclui de músicas folclóricas a eruditas, o grupo já se apresentou em várias cidades do país, objetivando a divulgação cultural e a descoberta de novos talentos.

Por meio do projeto Viver para Cantar, o Coral da Ufes oferece cursos de capacitação artístico-musical, no qual são ensinadas técnicas vocais específicas para o canto Coral, contribuindo para o aprimoramento pessoal dos cantores.

Confira a programação completa no arquivo anexado abaixo:

Texto: Adriana Damasceno