2º SabadUfes acontece neste sábado, no campus de Goiabeiras

04/12/2013 - 17:57  •  Atualizado 09/12/2013 09:35

Por Cínthia Pereira (*) e Thereza Marinho

A Ufes vai realizar no próximo sábado, dia 07, a 2º edição do Sábado na Ufes (SabadUfes). Atividades esportivas, exposições, filmes, sessões no Planetário, serviços médicos, atividades culturais e de lazer fazem parte de uma extensa programação gratuita e dirigida à população em geral.

As atividades vão começar às 9 horas com a I Caminhada Volta à Ufes, com saída em frente ao Teatro Universitário. No Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), o campo de Tiro com Arco estará aberto até às 11 horas para as pessoas que quiserem conhecer um pouco mais e praticar esta modalidade esportiva.

O Departamento de Assistência à Saúde da Ufes vai disponibilizar os serviços de medição de pressão arterial e glicemia, além de atendimento com nutricionista e fonoaudiólogo. Os estandes estarão montados próximo ao prédio da Reitoria. Em paralelo, a Associação Capixaba de Redução de Danos realizará uma campanha de conscientização para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, e um grupo de Agricultura Natural vai promover oficinas de Horta Caseira.

Às 10 horas, no palco SabadUfes montado em frente ao Restaurante Universitário, haverá apresentação do Quarteto de Cordas do Sesi e, na sequência, apresentação do grupo Kluster, que combina canto coral e dança. O grupo possui 10 integrantes e tem repertório construído por clássicos da música pop americana.

Já no Cine Metrópolis, a partir das 10h30, será exibido o filme “Animações para Crianças”. A Galeria de Arte Espaço Universitário e a Biblioteca Central também estarão abertas ao público.

Durante todo o dia estarão em exposição no campus de Goiabeiras fotografias produzidas pelo Grupo de Foto da Ufes, Varal de Poesias e uma mostra de obras dos alunos do Centro de Artes.

Shows

Das 12 às 15 horas, o grupo Brincantes do Bonecão vai apresentar opções de entretenimento para o público infantil.

Às 14 horas, o Cine Metrópolis, em parceria com o Cinefotoclube Ilha apresenta a Mostra de Animação Japonesa com exibição dos curtas Ani- Kuri 15, Oni, A Pequena Casa de Cubinhos e Oira No Yakyu. No local também haverá exposição de Bonecas Blythe e produção de origamis.

O Planetário também estará aberto para a exibição das sessões O Pequeno Príncipe (15h), O Aniversário do Pingo (16h), A Terra (17h) e Reconhecimento do Céu utilizando o Stellariun (18h).

A partir das 15 horas, começam os shows de pop e rock no palco SabadUfes. Até às 20 horas, o público poderá curtir as apresentações das bandas Iosvaldo, Projeto Boca a Boca, Frenesi, Band Boys, The Single Malt e Roninho Big Band.

O SabadUfes é realizado pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho