7º Encontro Bienal de Biossegurança começa dia 1º, em Maruípe

28/11/2016 - 16:12  •  Atualizado 30/11/2016 09:17

Começa nesta quinta-feira, 1º de dezembro, no Núcleo de Biotecnologia da Ufes, campus de Maruípe, o 7º Encontro Bienal de Biossegurança. Com o tema “Biotecnologia Industrial”, o encontro visa à promoção e à conscientização sobre as novas biotecnologias de modificação genética de microrganismos, propondo uma discussão aprofundada do uso destas tecnologias, de suas consequências e dos métodos de análise de risco.

Durante dois dias serão abordados aspectos como “Regulamentação de microorganismos para uso industrial”, “Regulamentação de vacinas”, “Empregabilidade em biotecnologia e biossegurança”, e “Comunicação e percepção pública”.

Além disso, o encontro servirá para discussões, debates e encaminhamentos relacionados aos vários enfoques da biossegurança, contextualizando no âmbito estadual, regional e nacional.  Outro objetivo do encontro é auxiliar na formação de recursos humanos capazes de responder aos desafios do uso das tecnologias, buscando o desenvolvimento sustentável dentro de uma concepção técnica-científica econômica, social e ambiental.

Paralelamente ao 7º Encontro Bienal de Biossegurança, também serão realizados o 4º Encontro Bienal Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e o 7º Encontro Capixaba de Biossegurança.

Os eventos estão abertos aos profissionais e estudantes envolvidos com a biossegurança. As inscrições são gratuitas para estudantes universitários e devem ser feitas até quarta-feira, 30 de novembro,  pelo site encontrodebiosseguranca.wordpress.com.

Desenvolvimento sustentável

Para os organizadores, os professores Antônio Alberto Ribeiro Fernandes e Patrícia Machado Bueno Fernandes, os eventos serão de grande relevância para a discussão científica de temas importantes para o desenvolvimento sustentável do País, principalmente com as participações de autoridades de vários países na área de biossegurança e biotecnologia.

“A realização desses eventos é mais um passo para a consolidação do Núcleo de Biotecnologia da Ufes, do Centro Vocacional Tecnológico Bebidas do Estado e de toda Renorbio”, afirma  professor Alberto.

A programação completa e outras informações poderão ser acessadas pelo site http://encontrodebiosseguranca.wordpress.com ou pelo e-mail biossegurança@gmail.com.

Texto: Jorge Medina