Ações afirmativas da Ufes são tema do ProEx Diálogos nesta quarta, 27

26/09/2017 - 12:42  •  Atualizado 27/09/2017 17:29

Nesta quarta-feira, dia 27, das 14 às 17 horas, o projeto ProEx Diálogos vai discutir as ações afirmativas realizadas na Ufes durante os 10 anos de implantação do projeto. O encontro é aberto ao público e será realizado no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

Com o tema “Incluindo Diversos: um recorte das ações afirmativas da Ufes”, o encontro terá como palestrantes o professor do Departamento de Ciências Sociais Sandro Silva, que falará sobre educação indígena e quilombola; o professor do Centro de Educação Erineu Foerste, que abordará a temática Educação no Campo e a população pomerana; a estudante Luana Lara Tupinikin, que contará sua experiência como aluna indígena do curso de Serviço Social.

Também participarão das discussões a professora Patrícia Rufino, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), que falará sobre a cota para negros nas universidades; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), professor Gelson Junquilho, que vai expor as ações afirmativas já implantadas na Ufes.

Desigualdade

Ações Afirmativas são as medidas adotadas por meio de políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, buscando oferecer igualdade de oportunidades para todos os cidadãos brasileiros. A importância das ações afirmativas adotadas na Ufes vão desde a democratização do ensino até a ampliação dos temas de pesquisa advindos de novos perfis de alunos e alunas na universidade.

Para 2018, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) está preparando uma grande conferência sobre o tema, quando serão discutidas as ações já implementadas, visando a construção de uma agenda futura de ações afirmativas. Esta edição do Proex Diálogos pretende abrir caminho para o debate sobre o tema, fortalecendo a posição da universidade sobre o assunto.

Texto: Letícia Nassar