Abertas as inscrições para programa institucional de bolsas de estudo na área de Petróleo e Gás

15/03/2013 - 11:25  •  Atualizado 18/03/2013 14:15
Petróleo

Por Renan Chagas (*)

Vai até o dia 20 de março o período para inscrição e candidatura a bolsas de estudo no processo seletivo do Programa Institucional da Ufes em Petróleo e Gás (PRH-29). No total, 27 bolsas estão sendo disponibilizadas para candidatos de graduação, mestrado e doutorado.

Os interessados devem procurar a secretaria do programa, localizada no prédio CT-V, sala 3, portando histórico escolar da graduação, comprovante de Iniciação Científica (IC) ou monitoria e Plano de Trabalho Resumido (no edital em anexo) preenchido. Para estudantes de pós-graduação, também é necessário apresentar certificado de aprovação nos processos seletivos específicos de cada programa de pós-graduação pertencentes ao PRH-29.

Os candidatos selecionados poderão receber bolsas mensais que variam de R$ 600,00 a R$ 2.277,90. A seleção está sendo oferecida pela coordenação do PRH-29, atendendo às exigências da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis – ANP e da Petrobras. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 25 de março.

Formação

O PRH é um programa de formação de recursos humanos para o setor de Petróleo e Gás financiado pela ANP - Agência Nacional do Petróleo.

O PRH 29 ficou em primeiro lugar geral dentre os 36 PRHs existentes no Brasil, na avaliação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), referente ao ano de 2007. Nela, são considerados diversos itens e critérios gerenciais, acadêmicos e empresariais para a avaliação do desempenho do programa.

Atualmente participam deste programa os departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico (CT), além do Departamento de Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho.