Aberto até 2 de julho o período de solicitação de matrícula para SiSU e PSVS

29/06/2023 - 16:36  •  Atualizado 02/07/2023 22:50

Vai até este domingo, 2 de julho, o prazo para os candidatos fazerem a solicitação de matrícula nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao segundo semestre de 2023, e do Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS 2023). Todos os candidatos aprovados na chamada regular (SiSU) ou que tiveram sua inscrição deferida (PSVS) devem fazer o envio da documentação de forma on-line por meio deste link.

Para ambos os processos, no dia 3 de julho terão início as entrevistas presenciais dos candidatos autodeclarados pretos e pardos inscritos em cursos nos campi de Vitória e Alegre. No campus de São Mateus, as entrevistas presenciais terão início no dia 4. Os períodos e os horários das entrevistas estão disponíveis nos editais de convocação dos candidatos do SiSU e do PSVS.

Vagas

Neste segundo semestre de 2023, a Ufes ofertará no SiSU 2.217 vagas em 57 cursos, distribuídos pelos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), São Mateus e Alegre. No total, serão oferecidas 1.103 vagas para ampla concorrência e 1.114 para a reserva legal prevista na Lei nº 12.711/2012. Os candidatos devem acompanhar as etapas do processo seletivo neste link.

Já para os interessados em ingressar na Ufes por meio de processo de Transferência ou Novo Curso, e para estudantes da Universidade que queiram mudar de turno, campus, habilitação ou iniciar um novo curso, serão disponibilizadas 1.529 oportunidades em cursos presenciais, sendo 342 vagas para o campus de Alegre, 352 para o campus de São Mateus e 835 para os campi de Vitória.

No PSVS, o preenchimento das vagas se dará de acordo com a seguinte ordem de prioridade: remoção e reopção em área afim; reopção em área não afim; transferência facultativa; e novo curso superior. Os candidatos serão classificados, ainda, dentro do tipo de cota para a qual se inscreverem, no caso dos que fizerem opção pela reserva de vaga. Os que já forem estudantes da Ufes serão automaticamente inscritos na mesma categoria de cota do vínculo atual com a instituição (ampla concorrência ou reserva de vagas).

Mais informações sobre as etapas do processo podem ser acompanhadas na Página da Seleção.

O segundo semestre letivo de 2023 da Ufes terá início no dia 14 de agosto.

Texto: Thereza Marinho e Nábila Corrêa