Academia Feminina Espírito-Santense de Letras homenageia vice-reitora Ethel Maciel

29/08/2019 - 16:45  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, recebe nesta quinta-feira, 29, uma homenagem da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL) em reconhecimento por sua luta em defesa da universidade pública e gratuita, e das mulheres pesquisadoras.

O evento integra as comemorações do aniversário de 70 anos da Academia, completados neste mês, e será realizado às 18h30, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, localizada na Enseada do Suá, em Vitória.

A presidente da AFESL, Renata Bomfim, afirma que a instituição, na celebração de seus 70 anos, homenageará mulheres que têm feito a diferença no cenário cultural, político, jurídico e acadêmico do Espírito Santo.

“A homenagem à professora Ethel é uma forma de reconhecimento por sua luta em defesa da universidade pública e gratuita, e em defesa do espaço das mulheres pesquisadoras, além de uma retribuição pelo apoio que ela nos deu na realização da 6º Feira Literária Capixaba (Flic-ES)”, ressalta.

Na solenidade, também serão homenageadas a deputada estadual Janete de Sá; a juíza do Tribunal de Justiça do Espírito Santo Hermínia Azoury; e a diretora da Biblioteca Pública Estadual, Ana Maria Silva.

Ao longo do ano, outras atividades serão programadas, como exposições e saraus beneficentes. “Queremos divulgar tanto a história da Academia, como a literatura produzida por mulheres no Espírito Santo”, pontua Renata Bomfim.

Perfil

A professora e pesquisadora Ethel Maciel é graduada em Enfermagem pela Ufes, com mestrado em Saúde Pública, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University.

É presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB), organização não governamental que trabalha para o desenvolvimento de pesquisa e controle da tuberculose, e integra o comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose a combater a doença.

Texto: Thereza Marinho