Acontece sábado (13) a Etapa Estadual da VII Olimpíada Brasileira de Robótica

10/07/2013 - 16:09  •  Atualizado 11/07/2013 18:35

Por Nathália Munhão (*)

A Ufes promove no próximo sábado (13) a Etapa Estadual da VII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é aberto ao público e será realizado no Ginásio Jones Santos Neves, das 9 às 20 horas. Vinte e seis equipes de escolas de ensino médio e fundamental participarão da competição.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que usa a temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificando novos talentos e promovendo debates e no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional. É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

Segundo a chefe do Departamento de Robótica da Ufes e coordenadora local do evento, Carmen Faria Santos, a Ufes realiza desde 2007 as etapas estaduais da Olimpíada Brasileira de Robótica. Neste ano, em parceria com o Ifes, as instituições se reuniram para organizar a II Competição Capixaba de Robótica, visando realizar além da etapa estadual da OBR a II Mostra Capixaba de Robótica e Tecnologia. Logo, um mesmo evento contará com trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior.

A Etapa Estadual da VII Olimpíada Brasileira de Robótica tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e das secretarias de Educação e de Cultura de Vitória.

(*) Bolsista de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho.