Administração Central da Ufes orienta gestores sobre ações para melhorar a acessibilidade

17/12/2018 - 17:03  •  Atualizado 19/12/2018 17:59

A Administração Central da Ufes adotou novas ações direcionadas à acessibilidade no ambiente acadêmico. Um documento da Reitoria foi encaminhado aos gestores e diretores das diferentes unidades acadêmicas e administrativas, em que é solicitada a adoção de diversas medidas como forma de melhorar as condições de acessibilidade nos quatro campi universitários. As ações foram propostas pela comissão especial para a elaboração de um plano de acessibilidade para a Universidade, criada pela Reitoria em maio último, e finalizada no mês de novembro, com projetos de curto, médio e longo prazo.

O documento encaminhado aos gestores e diretores pede atenção no cumprimento de diversas questões, como: manter destrancados e desobstruídos os banheiros acessíveis das edificações, respeitar a exclusividade do uso dos banheiros acessíveis para pessoas com deficiências, manter as duas folhas das portas abertas nas edificações que contam com portas duplas, retirar capachos e tapetes das entradas dos prédios, manter desobstruídas as áreas de circulação das edificações (corredores e halls), dar prioridade para pessoas com deficiência na utilização de plataformas e elevadores, não estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos.

“A orientação considera a legislação vigente, que busca assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, contribuindo com a inclusão social e a cidadania”, ressaltou o reitor Reinaldo Centoducatte.

O professor Douglas Christian Ferrari de Melo, coordenador do Núcleo de Acessibilidade (NaUfes) e da comissão de acessibilidade, sustenta a necessidade de maior consciência da comunidade universitária no aspecto atitudinal. “Precisamos entender que o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na Universidade passam, especialmente, por atitudes acessíveis”, diz. “Atitudes de respeito aos direitos da pessoa com deficiência são fundamentais para a inclusão e cidadania”, acrescenta.

Campanha

Em setembro deste ano, uma campanha institucional de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico foi desenvolvida no portal da Ufes e nas redes sociais da Universidade. A campanha teve a proposta de criar uma atmosfera de acolhimento com o envolvimento de toda a comunidade universitária.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Universidade possui, neste semestre, 362 estudantes com deficiência, sendo 136 com necessidades especiais. Desse total, 133 estudantes informaram ter deficiência física; 127, deficiência visual; 51, auditiva; 43, intelectual; e, oito, deficiências múltiplas.

Texto: Luiz Vital