Administração Central homenageia profissionais do Programa Mais Médicos

22/11/2018 - 15:49  •  Atualizado 23/11/2018 12:45

A Administração Central da Ufes realiza, na manhã desta sexta-feira, 23, uma homenagem aos médicos cubanos integrantes do Programa Mais Médicos (PMM) que atuaram no Espírito Santo entre os anos de 2014 e 2018, pelo trabalho dedicado à saúde da população capixaba. O evento será às 10 horas, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, e contará com a presença da representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Alina Centeno Diaz, médica que coordenou o Programa Mais Médicos no estado e receberá a homenagem em nome dos profissionais cubanos. Os secretários municipais e o secretário estadual de Saúde também foram convidados para o evento.

Na solenidade de agradecimento, o reitor e a vice-reitora entregarão uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pelos profissionais que atuaram no Programa Mais Médicos no Espírito Santo. Para o reitor Reinaldo Centoducatte, a homenagem se justifica pois representa um agradecimento e um reconhecimento da atuação humanista e ética dos médicos cubanos, mesmo em regiões mais distantes que sofrem com a ausência de profissionais de saúde: "É uma lição de cidadania. Devemos manifestar o nosso reconhecimento pelo eficiente cumprimento de uma missão tão edificante", ressaltou o reitor. Ele demonstrou preocupação quanto aos riscos para centenas de comunidades do Espírito Santo, incluindo as indígenas, que deixarão de receber os serviços médicos dos profissionais cubanos. "Na situação atual, é uma perda considerável para a saúde pública do Estado e do país", ponderou.

Para a vice-reitora Ethel Maciel, a medicina cubana é uma referência internacional e, por meio do PMM, contribuiu fortemente com o Brasil na reformatação do seu modelo de atenção à saúde com foco na atenção primária. “Reconhecemos os relevantes serviços desses profissionais, na certeza de que nos deixam exemplos de cidadania, solidariedade, humanismo, ética e respeito durante o exercício da sua missão”, analisou Ethel.

Ufes

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, que é doutora em saúde coletiva e pesquisadora da área de saúde pública, explica que o Programa Mais Médicos, criado pela Lei 12.871/2013, tem três estratégias: contratação emergencial de médicos; expansão de vagas para cursos de Medicina e de residência médica e melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Na formação acadêmica, em todo o País, foram criadas mais de 5 mil vagas de graduação e outras 5 mil de residência médica, além de 47 novos cursos de Medicina e investimentos em infraestrutura da ordem de R$ 5 bilhões”, explicou Ethel.

A participação da Ufes no PMM começou em 2013, quando a Universidade foi uma das cinco instituições federais que aderiram à chamada para treinamento e monitoramento do Programa. Por meio dessa participação, mais de 3 mil médicos brasileiros e estrangeiros foram recebidos e treinados pela Ufes para atuação no Espírito Santo e em outros Estados.

A vice-reitora Ethel Maciel assinou artigo de opinião sobre o assunto, publicado no jornal A Tribuna dessa quarta-feira, 21 (veja abaixo).

Texto: Ana Paula Vieira