Anilton Salles assume Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento

12/01/2015 - 16:55  •  Atualizado 15/01/2015 09:25

O professor Anilton Salles é o novo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes. Ele (na foto, o primeiro à esquerda) foi apresentado à equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) na tarde desta segunda-feira, 12, pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora, Ethel Maciel, que respondia interinamente pela Proplan.

Salles é professor aposentado do Departamento de Informática da Ufes e estava, desde 2011, na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Ele é formado em Engenharia Mecânica pela Ufes (1976), possui mestrado em Matemática Aplicada (1978) e doutorado em Engenharia Elétrica (1987), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Na Ufes desde 1978, ele também foi diretor executivo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida de 1992 a 1995.

Segundo o novo pró-reitor, a Proplan ganhou uma nova dimensão quando assumiu as questões do desenvolvimento institucional e do orçamento. “Nós não podemos apenas planejar, mas temos que criar as rubricas para o financiamento dos projetos. E deve ser um trabalho pensado para os próximos anos, para o futuro da Universidade. Vamos orientar a nossa ação no sentido da melhoria da qualidade e eficiência interna e pela aproximação com a sociedade”, destacou Salles.

Entre os projetos realizados pela Proplan estão o Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Planejamento Estratégico da Unidades Administrativas e as publicações “Indicadores de Desempenho” e “Ufes em Números".

Por Hélio Marchioni, com foto de Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)