Aplicativo Mapa Ufes auxilia na localização dentro da Universidade

29/06/2018 - 19:50  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

Já está em funcionamento o aplicativo Mapa Ufes, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Projetos em Design (ProDesign) com o objetivo de auxilizar os usuários na localização dos setores da Universidade, bem como a distância entre o usuário e o local desejado. O aplicativo, inicialmente disponível para o campus de Goiabeiras, pode ser acessado por meio do endereço mapa.ufes.br.

Esta matéria também está disponível na edição 537 do jornal Informa. Clique aqui para acessar a edição completa.

Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo ProDesign é o mapeamento de acessibilidade, destinado a atender pessoas cadeirantes, que apresentam dificuldades de locomoção, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Para desenvolver esse mapeamento, também foram entrevistadas pessoas com diferentes tipos de defi ciências, de modo a respeitar as diferenças existentes e garantir a acessibilidade aos usuários.

O ProDesign Ufes é um Programa de Extensão criado no final de 2013 a partir da necessidade de reformular a sinalização dos campi da Universidade. Atualmente, o laboratório desenvolve o projeto de extensão Sistema de Sinalização para a Ufes, ao qual o aplicativo Mapa Ufes e o mapeamento de acessibilidade estão integrados, além de projetos de identidade visual e outras ações com foco em design da informação. A proposta é que os projetos sejam inclusivos, respeitem as diferenças e promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com deficiência ou não.

O Laboratório de Projetos em Design é coordenado pelos professores do Departamento de Desenho Industrial Edson Rufino, Katia Miller, Ricardo Esteves e Mauro Pinheiro, e conta com a participação de bolsistas e voluntários.

Texto: Thereza Marinho