Arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha receberá o título de Doutor Honoris Causa

05/03/2020 - 14:37  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

Em sessão solene do Conselho Universitário, a Ufes promove, no dia 11 de março, a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao arquiteto e urbanista capixaba Paulo Archias Mendes da Rocha. A solenidade será realizada às 18 horas, no Teatro Universitário, localizado no campus de Goiabeiras.

O título de Doutor Honoris Causa é atribuído a quem, independentemente de sexo, classe social, raça, credo, formação educacional e nacionalidade, tenha se distinguido pela produção de saberes e pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, da cultura, da paz, dos direitos humanos, do meio ambiente ou outras contribuições que se constituam em legado para uma comunidade, para uma instituição, para uma nação ou para a humanidade.

O professor, arquiteto e urbanista Mendes da Rocha receberá o título por sua relevante contribuição às artes, à cultura e à ciência, além de criativa e vigorosa produção em projetos arquitetônicos e urbanísticos. Sua obra é considerada referência para pesquisadores e profissionais, e foi desenvolvida ao longo das últimas seis décadas. Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais respeitados do país e um dos mais referenciados no mundo, razão pela qual recebeu um conjunto de prêmios internacionais, entre os quais o Prêmio Pritzker, em 2006, considerado o prêmio Nobel de Arquitetura.

Palestra

Durante sua estada em Vitória, Mendes da Rocha também fará, no dia 12 de março, às 19 horas, no Palácio Sônia Cabral, a palestra de abertura do projeto A Partir do Centro, um ciclo de debates, workshops, entrevistas e exposição que acontecerá em espaços culturais do Centro de Vitória com o objetivo de promover a valorização da memória e do futuro.

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Ufes, por meio do Centro de Artes, o Sesc Glória, a Secretaria de Cultura do Estado e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória, o projeto vai abordar temas urbanos contemporâneos, de forma transversal, tendo como ponto de partida o Centro Histórico da cidade de Vitória.

Mais informações sobre a programação do projeto – que realizará atividades nos meses de março, abril e maio, com a participação de palestrantes como a filósofa Viviane Mosé e a economista Eduarda La Roque – podem ser obtidas por meio do perfil do projeto no Instagram (@apartirdocentro).

Biografia

Mendes da Rocha nasceu em Vitória, em 1928, onde passou os primeiros anos de sua vida. É neto do construtor Serafim Derenzi, que deixou inúmeras obras importantes no Espírito Santo. Entre tantos projetos arquitetônicos e urbanísticos, Paulo Mendes elaborou para a cidade de Vitória o Cais das Artes, erguido às margens da baía e atualmente em construção. Sua obra é extensa e está construída no Brasil e no exterior, sendo considerada uma influente contribuição para o desenvolvimento crítico, político, social e artístico da arquitetura e do urbanismo de alcance mundial.

Professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Mendes da Rocha foi perseguido pelo golpe de 1964, sendo afastado da universidade em 1969, à qual retornou em 1980, com a anistia. Formou diferentes gerações de arquitetos voltados para o desenvolvimento nacional e latino-americano, buscando a superação das desigualdades sociais e urbanas.

O reconhecimento internacional de Mendes da Rocha, sua produção diversa e singular, e o valor simbólico de suas obras são fatores que determinam a importância do profissional para o Brasil e para a arquitetura e o urbanismo. A concessão do título de Doutor Honoris Causa, aprovada em sessão solene do Conselho Universitário realizada em 26 de setembro de 2019, é uma homenagem da Ufes pelo seu reconhecido talento profissional, pelo seu legado material e teórico presente no conjunto de sua obra, e também pela sua contribuição intelectual nos campos acadêmico e cultural.

Texto: Luiz Vital, com colaboração de Thereza Marinho