Atividades culturais e lançamentos de livros marcam as comemorações dos 60 anos

24/04/2014 - 17:28  •  Atualizado 02/05/2014 16:39

Por Thereza Marinho

No dia 5 de maio, a Ufes completa 60 anos. Para celebrar a data, uma série de atividades – incluindo sessões solenes, homenagens e atrações culturais – serão realizadas durante o mês de maio para toda a comunidade universitária e população em geral.

A programação oficial terá início no dia 5, com uma sessão solene no Teatro Universitário, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, e de autoridades. Durante a sessão, haverá o lançamento de um livro e de um vídeo institucional sobre os 60 anos da Universidade, além de um selo filatélico.

Na ocasião, também será realizado o relançamento do livro Ufes: 40 anos de história, escrito pelo professor Ivantir Antônio Borgo em 1995.

No dia 8, a Universidade será homenageada em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) também preparam sessões solenes para comemorar o aniversário da Universidade, nos dias 26 e 29 de maio, respectivamente.

Atrações culturais

Além das solenidades oficiais, no campus de Goiabeiras, será montada uma Tenda Multicultural no estacionamento em frente ao Teatro Universitário. A partir do dia 4 de maio, serão realizados shows musicais, exposições fotográficas, debates, lançamentos de livros e apresentações de teatro e poesia.

No Cine Metrópolis, será aberta no dia 6 de maio a mostra de cinema “Seis décadas de aventuras, risos e sonhos”. No dia 7, a Editora da Ufes fará o lançamento coletivo de nove livros impressos e seis em formato digital. Já a Galeria de Arte Espaço Universitário vai abrir no dia 9 a exposição “Cúando tú for mi leva”, do historiador de arte e editor Júlio Martins.

A Rádio Universitária cobrirá os eventos por meio do programa Tardes Infinitas, que será apresentado ao vivo, direto da tenda.

E entre os dias 7 e 31 de maio serão realizadas apresentações teatrais e oficinas culturais em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Toda a programação cultural será aberta ao público.

A programação completa dos eventos em comemoração aos 60 anos da Ufes está disponível no arquivo em anexo ou no blog https://blog.ufes.br/60anos/ .