Atividades interativas orientam sobre os cuidados com a voz

14/04/2014 - 17:40  •  Atualizado 16/04/2014 16:23

Por Jorge Medina

O curso de Fonoaudiologia da Ufes realiza nesta quarta (16) e quinta -feira (17),  a quarta edição da Campanha da Voz . O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Voz, que é celebrado no dia 16 de abril.

A semana vai reunir profissionais e estudantes que promoverão a conscientização e a sensibilidade da população capixaba sobre a importância da voz humana em todas as fases da vida. Além disso, vão orientar sobre os cuidados com a saúde bucal, oferecendo diagnóstico precoce de doenças como, por exemplo, o câncer de laringe.

As atividades serão desenvolvidas nos campi de Maruípe (Hucam) e de Goiabeiras. Serão realizadas ações que abordarão assuntos sobre o tema e atividades interativas sobre a comunicação humana, onde a população será orientada sobre os cuidados com a saúde vocal.

Dificuldade

Estima-se que 15 milhões de brasileiros tenham alguma dificuldade na voz que atrapalhar a comunicação pessoal e profissional, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas é maior em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como professores, atores e cantores, além dos operadores de telesserviços.

“A campanha realizará ações para difusão de conhecimentos sobre os cuidados com voz para população em geral. O intuito é transmitir informações de forma simples, dinâmica, educativa, lúdica e esclarecedora, e sensibilizar sobre a importância da comunicação humana, dos cuidados com a voz e o seu impacto na sociedade e na qualidade de vida dos indivíduos”, ressalta a professora do curso de Fonoaudiologia da Ufes e uma das organizadoras da semana, Carolina Fiorin Anhoque.

A Campanha da Voz também tem a coordenação das professoras Andréa Alves Maia e Michelle Ferreira Guimarães. Mais informações pelos telefones 3335-7536 e 3335-7548.

Confira a programação:

Dia: 16/04
Local: Hucam (área verde em frente ao Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes)
Horário: Das 9 às 17 h

Dia: 17/04
Local: Campus Goiabeiras (Centro de Vivência – próximo ao Teatro Universitário)
Horário: Das 9 às 17 h

Atividades:

·        Exposição da maquete de “Laringe Gigante” com 1m30;

·        Teatro: Stand-up comedy sobre psicodinâmica vocal e comunicação – sensibilizar sobre a importância da voz como instrumento de transmissão de mensagem;

·        Como funciona minha voz? – orientações sobre a produção vocal através de imagens, folders e demonstrações;

·        Voz saudável, comunicação em dia! – esclarecimentos sobre os mitos e verdades sobre a voz, além de orientações sobre higiene vocal através de imagens e quizzes, folderes e cartazes;

·        Contra o câncer de laringe – orientações sobre os fatores de riscos para o câncer de laringe e cabeça e pescoço, prevenção, diagnóstico precoce e apoio na luta contra o tabagismo;

·        Voz profissional – orientações sobre o papel da voz em diversas profissões, exposição de cartazes sobre a importância dos cuidados com a voz para profissionais da voz como professores, operadores de telemarketing, atores, cantores, radialistas e etc, quizzes com a voz de famosos;

·         Mutirão da voz: triagens vocais – realizadas por fonoaudiólogos e acadêmicos.