Autoridades e comunidade acadêmica celebram 10 anos do Ceunes

13/08/2016 - 06:42  •  Atualizado 16/08/2016 18:11

Na noite desta sexta-feira, 12, a Ufes realizou a cerimônia de comemoração ao aniversário de 10 anos da fundação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), localizado em São Mateus. Neste ano, a Ufes também completa 26 anos de efetiva interiorização no norte do Estado. Clique aqui para assistir a matéria da TV Ufes sobre o evento.

A solenidade teve a participação do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, do diretor do Centro Roney Pignaton da Silva e da vice-diretora Diógina Barata. Também estiveram presentes o vice-prefeito de São Mateus, professor Keydson Quaresma; o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto; e o presidente do Incaper, professor Marcelo Suzart, ex-diretor do Ceunes.

A abertura do evento foi feita pela orquestra da Sociedade Musical Lira Mateense, instituição centenária que atua na educação musical gratuita de jovens e adultos no município. Na cerimônia, foi apresentado um panorama histórico da consolidação do campus de São Mateus e foram prestadas homenagens aos professores, estudantes, servidores, ex-gestores e diretores e ao atual diretor da unidade acadêmica.

O diretor Roney Pignaton ressaltou a importância da presença da Ufes no norte do Estado. "A universidade está trazendo desenvolvimento educacional e econômico e, sobretudo, está gerando um polo educacional no município de São Mateus. Este é um projeto que não acaba, um projeto de muitas mãos, e é a contribuição de cada um que possibilita o crescimento do Ceunes e da Ufes como um todo", destacou.

O reitor Reinaldo Centoducatte frisou o papel fundamental do centro universitário na formação dos jovens da região, muitos dos quais não teriam acesso ao ensino superior se precisassem se deslocar para a capital ou para outros estados. "Hoje podemos afirmar que o ensino universitário público federal está implantado no norte do Espírito Santo de forma consolidada, e a nossa expectativa é que ele só se fortaleça e se amplie cada vez mais", completou.

Ceunes

O Ceunes foi criado em 2005 por decisão do Conselho Universitário, a partir do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização do Ensino Superior proposto pelo Ministério da Educação. Inicialmente foram oferecidos os cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Matemática, e as engenharias de Computação, de Petróleo, de Produção, e Química. Em 2016, passados 10 anos, o Ceunes oferece 17 cursos de graduação e mantém quatro programas de pós-graduação – Agricultura Tropical, Biodiversidade Tropical, Energia, e Ensino na Educação Básica.

O campus de São Mateus está instalado em uma área de 532 mil m² e mantém uma Fazenda Experimental com área de 196 hectares, onde são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão multidisciplinares. O centro possui um moderno restaurante universitário que atende a comunidade acadêmica, e adequada infraestrutura física, com prédios administrativos, salas de aula e de professores, laboratórios, auditório, biblioteca setorial, e acessos viários pavimentados com passarelas e estacionamentos. Do Ceunes fazem parte cerca de 180 professores, 90 técnico-administrativos em educação, 2.300 estudantes de graduação e 200 de pós-graduação.

Texto e foto: Patrícia Garcia