Bandeira da Universidade Promotora de Saúde marca início de ações em prol da saúde física e mental

12/08/2019 - 12:04  •  Atualizado 13/08/2019 18:56

Foi hasteada nesta segunda-feira, 12, no campus de Goiabeiras, a bandeira da Universidade Promotora de Saúde (UPS). A solenidade, realizada em frente ao Teatro Universitário, marcou o início das atividades da Comissão da UPS na Ufes, que tem a função de estabelecer políticas institucionais e desenvolver ações que promovam a saúde e a qualidade de vida da comunidade universitária e da comunidade externa.

“Nosso grupo é formado por representantes de todos os segmentos da nossa Universidade: professores, servidores e estudantes. A UPS tem o objetivo de desenvolver ações de promoção de saúde e de qualificação das ações que já existem e que queremos agregar”, afirmou a professora aposentada do Departamento de Enfermagem e membro da comissão da UPS na Ufes Leila Massaroni.

“Entendemos o quanto é importante que a gente se preocupe com o outro, acolha o outro. E que esse acolhimento faça a diferença nas experiências que vivemos aqui, nos nossos espaços de relacionamento”, completou a assessora de Políticas de Gestão e membro da UPS, Déborah Nacari.

A chefe de gabinete da Reitoria, Maria Auxiliadora Corassa, lembrou que o problema da depressão é um dos fatores que motiva a ação: “O acolhimento é primordial para que a gente possa evitar problemas que já estão mapeados pela Organização Mundial de Saúde em relação à depressão, que é a grande endemia do século XXI. Não é um caso isolado da Ufes, não é só do Brasil, é no mundo inteiro. Temos que nos unir para ajudar as pessoas e nos ajudar, porque qualquer pessoa está suscetível ao problema. Precisamos da colaboração de todos os segmentos da comunidade universitária”, destacou.

A solenidade contou ainda com a presença do representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), que está atuando junto à Comissão da UPS, especialmente no projeto Sua Vida Tem Valor, que prevê o desenvolvimento de diversas atividades para a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental e, ainda, estimular um ambiente de acolhimento na instituição. “A Ufes é um espaço muito importante para sensibilizar as pessoas e divulgar os serviços do CVV, que há 57 anos presta esse apoio emocional”, afirmou o voluntário do Centro Nilson Aliprand.

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Marcos Herkenhoff parabenizou a Universidade pela iniciativa: “Quando a gente fala em saúde, tem que entender que inclui todo um contexto social, que envolve todos os espaços, e a universidade é um espaço de convivência onde a gente passa um tempo muito importante da nossa vida. É muito importante zelar por esse compromisso com a saúde do estudante. Essas ações reafirmam um compromisso em defesa da universidade e em defesa de tudo o que é construído aqui”.

Vacinação

A vice-reitora Ethel Maciel destacou que a Comissão da UPS, além de congregar ações que já são desenvolvidas na Universidade, está iniciando novas ações. “Estamos com uma epidemia de sarampo no país, uma doença que já estávamos encaminhando para a erradicação e, agora, estamos sendo confrontados com aumento no número de casos e mortes por uma doença para a qual existe vacina! Por isso, já começamos o semestre com a Ufes abrindo suas portas para uma grande campanha de vacinação na Biblioteca Central”, avisou.

Ela destacou também que, além da vacinação, durante todo o semestre haverá ações que busquem a melhoria da qualidade de vida dos membros da comunidade universitária. “O aumento do número de suicídios entre universitários é uma preocupação enorme, que nos motivou a iniciar esse projeto (Sua Vida Tem Valor)”.

A vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nos dias 14, 15 e 16 de agosto, na Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras. Todos os membros da comunidade universitária poderão ser imunizados, bastando apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação pessoal com foto.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina