Bernadette Lyra inicia atividades no PósCom-Ufes como professora visitante

22/01/2019 - 11:55  •  Atualizado 22/01/2019 11:55

A professora emérita da Ufes Bernadette Lyra é a mais nova integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes). Ela atuará como professora visitante ao longo dos próximos dois anos, vinculada à linha de pesquisa Estéticas e Linguagens Comunicacionais. E como primeira colaboração, já será a responsável pela aula inaugural da sexta turma do mestrado, no dia 15 de março.

A experiência de Bernadette Lyra como professora e pesquisadora inclui atuações nos departamentos de Letras da Ufes e de Cinema da USP, além da colaboração na criação dos programas de pós-graduação em Comunicação da Universidade Tuiti do Paraná, Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Paulista (Unip). Ela também atuou como professora visitante na Universidade do Algarve, em Portugal, e é uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual (Socine).

Já como escritora, ocupando a cadeira número 1 da Academia Espirito-santense de Letras, ela é autora de mais de duas dezenas de livros de ficção e acadêmicos, entre eles O Jardim das DelíciasAqui Começa a DançaA CapitoaMemórias das Ruínas de CretaA Nave ExtraviadaCinema de Bordas e o recém-lançado O Jogo dos Filmes: Notas Sobre o Lúdico no Cinema.

Mídias e Meio Ambiente

Outra incorporação ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) ocorre com o início das atividades de Isabel Regina Augusto, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), também como professora visitante. Ela ficará por dois anos vinculada ao curso de mestrado desenvolvendo o projeto Mídia, Meio Ambiente, Territorialidades e Direitos Humanos, que tem como um dos objetivos o monitoramento das mídias sobre o meio ambiente a partir do estudo do caso da tragédia no Rio Doce, provocada pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.

A participação da professora Isabel Augusto no PósCom faz parte de um convênio firmado entre a Ufes a Unifap para colaborar na futura criação de um programa de pós-graduação em Comunicação e Meio Ambiente e um Observatório da Mídia no Amapá.

Texto: Póscom/Ufes

Foto: Secult-ES