Biblioteca Central abre exposição de fotografias de David Protti

“A exposição é resultado de um trabalho com a proposta de mostrar a cidade de Vitória por meio da fotografia e, ao revelar a paisagem do lugar, ajudar na formação e na consolidação da sua identidade”. Assim o fotógrafo e professor aposentado da Ufes David Protti define a exposição de fotografias Vitória Panoramada, aberta ao público na Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras.

São 24 fotografias que mostram paisagens captadas recentemente. A exposição está aberta de 11 de junho a 2 de agosto, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas. A entrada é gratuita.

O trabalho de David Protti é uma pesquisa de percepção visual que percorre diferentes cenários da capital capixaba e arredores. Por ângulos inéditos, Protti revela a baía, as enseadas, as praias, a Mata Atlântica, os morros, os mangues e diferentes elementos que constituem o patrimônio natural da cidade. O fotógrafo também expõe pontes, casarios históricos, praças, avenidas, monumentos e portos.

“São paisagens para serem apreciadas pela beleza e também para serem pensadas como referenciais importantes na construção da identidade local e da memória coletiva com variadas rubricas”, explica.

A exposição apresenta fotografias atuais e outras mais antigas que, captadas do mesmo ângulo e sobrepostas, revelam as transformações urbanas no decorrer do tempo. “A cidade é um organismo vivo e em constante  transformação, e as ações conservacionistas são essenciais para a preservação dos elementos naturais e históricos do meio ambiente”, assinala o fotógrafo.

Segundo Protti, o título Vitória Panoramada se refere ao formato fotográfico utilizado na exposição, que tem o retângulo mais alongado que o convencional, e tem também um sentido emocional simbólico: “É uma declaração de amor à cidade de Vitória por seus espaços e encantos”.

A exposição Vitória Panoramada tem apoio cultural da Lei Rubem Braga e patrocínio da Vale e da Ufes.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.