Biblioteca Central celebra Semana da Música com concerto nesta quarta, 21

20/11/2018 - 13:47  •  Atualizado 21/11/2018 16:51
Compartilhe

A Biblioteca Central da Ufes recebe nesta quarta-feira, 21, o Conjunto de Música Antiga da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) para um recital em comemoração à Semana da Música, celebrada mundialmente sempre na terceira semana de novembro. O evento, que é gratuito, ocorre às 16 horas no hall do primeiro andar da Biblioteca, localizada no campus de Goiabeiras.

O estilo apresentado pelo conjunto será a música barroca, com um concerto totalmente dedicado ao compositor e músico italiano Antônio Vivaldi (1678-1741). Com duração média de 45 minutos, o evento vai contar com explicações acerca dos instrumentos, do conjunto e das obras apresentadas, além da exibição musical em si. “É um concerto que possui também um caráter didático”, explica Ronaldo Sielemann, produtor cultural do Conjunto de Música Antiga, que se uniu à Fames neste projeto.

Na apresentação da Biblioteca Central, estarão presentes 12 músicos, dos quais 11 são instrumentistas. São quatro flautistas; dois violinistas; um violeiro; um violoncelista; um contrabaixista; um cravista; um alaudista; e um solista vocal mezzosoprano. A responsável pelo concerto é a professora de flauta doce da Fames, Letir Silva de Souza.

No Programa do Concerto, estão músicas de autoria de Vivaldi, entre elas “Concerto para Duas Flautas”, com os solistas Bruna Oliveira Campos e João Victor Bandeira; “Concerto para Violino”, com o solista Adilson Batista da Silva Junior; “Andante do Concerto para Dois Bandolins”, com o solista Naor Esteves; “Concerto para Sopranino”, com o solista João Victor Bandeira; e “Antífona Salve Regina”, com a solista Michelle Duarte Magnago.

Conjunto de Câmara

A apresentação será realizada por um conjunto de câmara. Diferentemente de uma orquestra sinfônica, formada por dezenas de componentes, os conjuntos de câmara são formados por um número menor de músicos. De acordo com Sielemann, os conjuntos de câmara possuem este nome devido ao fato de que se apresentavam nos salões de castelos, palácios e igrejas “Daí essa denominação, por se tratar de uma música composta exatamente para este tipo de formação, que exige poucos componentes”, explica ele.

O Conjunto de Câmara Victória Antiga surgiu nos anos 1990 com a ideia de redescobrir o repertório dos períodos mais antigos da história da música, tendo atenção especial à busca de uma interpretação musical fiel ao estilo original da época em que as obras foram compostas.

O conjunto já se apresentou nos principais palcos da Grande Vitória, como o Museu Solar Monjardim e as igrejas do Carmo, de São Gonçalo e na Catedral. No interior, o conjunto já fez exibições nas cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Muniz Freire, Itaguaçu e João Neiva.  Em 2016, os músicos lançaram o CD Modinhas do Brasil, dedicado ao resgate de obras do sacerdote, poeta e músico brasileiro Domingos Caldas Barbosa (1739-1800).

A apresentação na Biblioteca Central é uma realização da Fames e do Conjunto de Câmara Victória Antiga, com apoio institucional da Secretaria de Cultura da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno

Edição: Ana Paula Vieira

Foto: Divulgação