Biblioteca Central sedia evento em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

25/10/2019 - 17:23  •  Atualizado 30/10/2019 11:27

Nos dias 29 e 30 de outubro, o auditório Carlos Drummond de Andrade, localizado na Biblioteca Central do campus de Goiabeiras, recebe várias atividades em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Com entrada gratuita, o evento contará com mesas-redondas, recital de poesias, workshop, oficina, exposição e encontro com escritor (veja a programação completa no arquivo anexado abaixo). As inscrições podem ser feitas no local do evento, e os participantes inscritos receberão certificado.

O evento é dirigido a professores e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da Ufes, como Biblioteconomia, Letras e Pedagogia, além de gestores culturais, bibliotecários e outros membros das comunidades interna e externa interessados pelo tema.

Programação

O diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes, Fábio Medina, abre o evento com uma mesa-redonda, da qual também participam a chefe do Departamento de Biblioteconomia da Ufes, Paula Gonçalez, e a subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Lucileide Nascimento.

Para Medina, a Semana é um evento importante por valorizar o espaço de formação multidisciplinar de informação, cultura, arte e conhecimento que é a Biblioteca. “Nesse período, o espaço da biblioteca torna-se um conversor de pensamentos e ações, de debates e questionamento sobre a importância dos livros e das bibliotecas na sociedade”, acrescenta.

Logo após a mesa redonda de abertura, acontecerá a oficina de narrativas e música para educadores, ministrada pela artista e professora da Prefeitura de Vitória Márcia Coradine. Outras atividades da Semana serão a abertura da exposição O negro na literatura, coordenada pela bibliotecária da Prefeitura de Cariacica Ingrid Pereira; o encontro com os escritores Clério Borges e João Roberto Vasco, da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.

A mesa redonda O inter-relacionamento das práticas de leituras e das atividades culturais em espaços de informação, educação e cultura encerra o primeiro dia do evento, contando com as participações dos bibliotecários Djair de Souza, da Biblioteca Central da Ufes, e Merielem Frasson, da Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper.

No segundo dia do evento, acontece o workshop cujo tema é a prática da contação de histórias. O curso é ministrado pelo ator e contador de histórias João Vitor Lemos. A democratização de processos de leituras e processos culturais é a temática a ser discutida na mesa-redonda composta pela bibliotecária do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) Rossanna Rubim; pelo secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges; e pelo diretor da Editora da Ufes (Edufes), Wilberth Salgueiro. Sorteios de brindes e um recital de poesias coordenado pela bibliotecária da Prefeitura de Viana Rita Rocha fecham as atividades do evento.

Semana Nacional

Instituída pelo Decreto nº 84.631, 9 de abril de 1980, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem como data original de comemoração os dias 23 a 29 de outubro, sendo o dia 29 celebrado como o Dia Nacional do Livro.

O objetivo da Semana é oferecer atividades de promoção do livro e da leitura e de construção do conhecimento por meio da difusão de obras literárias, da informação e do acesso a várias formas de manifestações artísticas e culturais.

Além disso, os eventos que envolvem a Semana contribuem para divulgar a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento dos profissionais da área.

As atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Ufes são organizadas pela Biblioteca Central em parceria com o projeto de extensão Informa-Ação e Cultura, ligado ao Departamento de Biblioteconomia da Ufes, com apoio da Secretaria de Cultura da Universidade.

Texto: Adriana Damasceno