Campanha conscientiza sobre efeitos nocivos do ruído nesta quarta, 29

27/04/2015 - 15:30  •  Atualizado 29/04/2015 16:35

O curso de Fonoaudiologia da Ufes realiza no dia 29 de abril diversas atividades como parte da Campanha de Conscientização sobre os Efeitos do Ruído 2015. Nesse dia é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, reunindo profissionais e acadêmicos do mundo inteiro com o objetivo de sensibilizar a população a respeito dos efeitos do ruído na sociedade e na qualidade de vida, além de promover orientações sobre os cuidados com a saúde auditiva.

A campanha desse ano tem como tema: “Ruído de trânsito: um vilão que ninguém presta atenção”. As atividades terão início às 8 horas, no campus de Goiabeiras, e continuarão no período da tarde, no campus de Maruípe.

“O objetivo desse evento é promover a saúde auditiva e a prevenção da perda auditiva fornecendo orientações sobre os cuidados necessários com a audição. A campanha visa conscientizar sobre os efeitos do ruído na audição, e consequentemente, na comunicação humana e na qualidade de vida da sociedade, por meio da realização de ações educativas, de maneira simples e dinâmica. A população será ainda convidada a manter-se em silêncio durante um minuto com intuito de promover a percepção de que o mundo com menos ruído é mais saudável e gratificante”, explica a professora Mabel Almeida, uma das responsáveis pelo evento.

Efeitos

A professora destaca ainda que o ruído está entre os agentes de risco mais comum para perda auditiva ocupacional. No entanto, os efeitos na saúde humana vão além das alterações auditivas, provocando efeitos como estresse, cefaleia, insônia e irritabilidade.

“Nos dias atuais, o ruído deixou de ser restrito aos ambientes de trabalho e cada vez mais está presente no cotidiano, podendo ser observado no trânsito intenso, que produz níveis elevados de pressão sonora pelo uso abusivo de buzinas e carros de som em volume alto, quando nos deslocamos para o trabalho ou mesmo para outras atividades de lazer”, afirma.

Conheça as atividades que serão realizadas no dia 29 de abril:

Campus Goiabeiras (Centro de Vivência, próximo ao Teatro Universitário e semáforo da avenida Fernando Ferrari)
Horário: das 8 às 12 horas
Atividades: Distribuição de panfletos informativos, divulgação por meio de cartazes, atividades interativas, orientações sobre o aparelho auditivo, orientações sobre os cuidados com a saúde auditiva e triagens auditivas realizadas por fonoaudiólogos e acadêmicos

Campus Maruípe (Hucam)
Horário: das 14 às 17 horas
Atividades: Minuto de silêncio, entre 14h25 e 14h26, com o intuito de conscientizar sobre a presença do ruído no cotidiano e atividades diárias, distribuição de panfletos informativos, divulgação por meio de cartazes, atividades interativas e orientações sobre os cuidados com a saúde auditiva

Unidade de saúde Thomas Thomazzi, Santo André, São Cristovão e Centro
Horário: das 8 às 11 horas
Atividades: Distribuição de panfletos informativos, divulgação por meio de cartazes, atividades interativas e orientações sobre os cuidados com a saúde auditiva

Texto: Thereza Marinho