Campanha vai orientar sobre o uso racional de medicamentos

24/04/2018 - 17:35  •  Atualizado 03/05/2018 10:12

O Uso Racional de Medicamentos é o tema da campanha que será realizada no dia 26, nas unidades de Saúde da Família de Bairro da Penha, Consolação e Maruípe e, nos dias 26 e 27, das 7h30 às 11h30, nas áreas externas dos ambulatórios do Hospital Universitário Antonio Cassiano de Moraes (Hucam).

As atividades serão realizadas pelos estudantes dos cursos de Farmácia e do mestrado em Ciências Farmacêuticas da Ufes, e farmacêuticos do Hucam e das unidades de Saúde da Família. Todo o trabalho será supervisionado pelos professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes.

Os objetivos da campanha são ressaltar os aspectos positivos da utilização correta dos medicamentos; incentivar a utilização, quando necessário, de medicamentos genéricos; informar sobre o armazenamento e conservação em domicílios; destacar a importância da adesão ao tratamento; estimular o descarte correto de medicação vencida ou imprópria ao consumo; alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e; esclarecer dúvidas gerais da população sobre os medicamentos.

Durante a campanha, folders educativos serão distribuídos. Haverá também exposição de cartazes e materiais didáticos sobre o uso racional de medicamentos. A campanha é nacional e o dia 5 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

A campanha tem a coordenação do curso de Farmácia da Ufes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3335-7552.

Conheça as recomendações do Ministério da Saúde sobre cuidados com medicamentos:

- Mantenha os medicamentos sempre fora do alcance de crianças e animais;

- Conserve os medicamentos longe do sol, luz, calor e umidade. Evite guardar em banheiro, carro ou em cima da geladeira;

- Nunca aceite indicações de parentes, amigos, vizinhos ou qualquer outra pessoa que não tenha conhecimento técnico sobre medicamento;

- Prefira tomar seu medicamento sempre com água, a menos que o médico, dentista ou farmacêutico dê outra indicação;

- Não use medicamentos com lacre violado ou prazo de validade vencido, pois eles podem não fazer o efeito desejado ou até mesmo prejudicar sua saúde;

- Não interrompa o tratamento de medicamentos de uso contínuo, como os indicados para colesterol, hipertensão, diabetes entre outros;

- Conserve os medicamentos na embalagem original e nunca remova o rótulo das embalagens;

- Cuidado com os medicamentos de uso infantil e de uso adulto com embalagens muito parecidas. Erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais;

- Ao utilizar um medicamento é importante saber para que ele é indicado, por isso leia sempre o rótulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento;

- Evite tomar medicamentos na frente de crianças;

- Não reutilize medicamentos ou inicie tratamento sem a orientação do médico, dentista ou do farmacêutico. Obedeça as doses, os horários e as instruções dadas na receita (principalmente os antibióticos);

- Não dê medicamentos no escuro para que não haja trocas perigosas;

- É importante que a criança aprenda que medicamento não é bala, doce ou refresco;

- Para evitar que um medicamento prejudique o outro, informe sempre o médico e o farmacêutico sobre todos os medicamentos que você estiver usando;

- Não reaproveite frascos usados de medicamentos para colocar outros líquidos. Podem causar intoxicação.

Texto: Jorge Medina