Campus de Goiabeiras sedia Ufes Jazz Festival e Mais Música a partir desta segunda, 11

08/11/2019 - 11:49  •  Atualizado 12/11/2019 18:01

O campus de Goiabeiras sediará uma extensa programação musical nas noites de 11 a 13 de novembro. Os projetos de extensão Educação e Música e Mais Música vão se unir para apresentar ao público o Ufes Jazz Festival, trazendo shows de jazz, música brasileira instrumental e música de concerto. O evento é gratuito e acontece nos dias 11 e 12, no Teatro Universitário, e no dia 13, no auditório do Centro de Educação.

Confira a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Os ingressos para o Teatro podem ser retirados na bilheteria, a partir das 14 horas, nos dias das apresentações. Já para o auditório, os tíquetes estarão disponíveis a partir das 17h20 (uma hora antes de iniciar o evento), no próprio local.

A parceria entre os projetos é a novidade da edição de 2019 do festival. O Ufes Jazz Festival acontece desde 2017, e o Mais Música teve início no primeiro semestre deste ano. De acordo com um dos coordenadores do Mais Música, professor Potiguara Menezes, são dois projetos e dois eventos em um só: “Juntamos forças para melhor organização, divulgação e realização”, afirma.

As apresentações serão realizadas por estudantes e ex-alunos do curso de Música da Ufes, professores, pesquisadores e profissionais. No repertório, clássicos da música brasileira e do jazz, composições autorais dos artistas convidados, releituras de obras consagradas e temas inéditos. “Algumas atrações foram selecionadas por meio dos editais do Mais Música e outras foram convidadas pela curadoria do festival”, ressalta Menezes.

A partir de 2018, com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, o evento passou a acontecer no Teatro Universitário. “Com essa ação, o Ufes Jazz Festival alcançou um patamar mais elevado, com maior interação entre os músicos e o público”, lembra o secretário de Cultura, Rogério Borges, que completa: “A Secretaria mantém a política de apoiar e valorizar os projetos que surgem nos diversos setores da Universidade”.

Ufes Jazz Festival

Em sua 3ª edição, o Ufes Jazz Festival é um evento que faz parte do projeto de extensão Educação e Música, coordenado pelo professor Gean Pierre. O projeto tem como objetivo introduzir, aperfeiçoar e estimular a escuta, a interpretação e a pesquisa da música.

Direcionado às comunidades interna e externa da instituição, o projeto visa realizar apresentações musicais, palestras, seminários e cursos. “A ideia é fazer com que o Ufes Jazz Festival torne-se referência para a discussão e a reflexão musical, abrigando diferentes vivências e conhecimentos que possam contribuir para colocar em evidência a questão musical em nossa Universidade”, analisa Pierre.

Mais Música

Lançado no início de 2019, o projeto Mais Música tem como objetivo promover oito apresentações musicais ao longo do ano em espaços como Estúdio de Música da Ufes, Teatro Universitário e auditórios do Centro de Artes e do Centro de Educação.

Mais Música é um instrumento de afirmação de práticas artísticas e de inserção da música na cultura universitária. “O projeto constitui-se como espaço privilegiado de intercâmbio e integração entre as comunidades interna e externa da Ufes”, analisa Menezes, que divide a coordenação com o professor Alexandre Freitas. “Queremos, com o Mais Música, movimentar o cenário musical da Universidade. Semestre passado, trouxemos jazz, clássico, rock, coral, MPB e músicas autorais. Desta vez, temos essa parceria, juntando forças para ter muito Mais Música na Ufes”, conta Freitas.

O evento Ufes Jazz Festival e Mais Música é uma realização dos projetos de extensão Educação e Música e Mais Música, com apoio da Secretaria de Cultura e do Estúdio de Música da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno