Campus de São Mateus coleta resíduos eletroeletrônicos

05/01/2018 - 16:47  •  Atualizado 09/01/2018 15:04

O Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, está recebendo descarte de resíduos elétricos e eletrônicos. Esta coleta visa atender toda a comunidade acadêmica que queira descartar seus resíduos eletroeletrônicos nas dependências do campus.

Os interessados em descartar este tipo de material conta dois locais para fazer o depósito: um destinado à coleta de resíduos em geral (excetuando-se pilhas, baterias, lâmpadas, tonners e cartuchos, devido à sua natureza tóxica) e outro destinado exclusivamente a pilhas e baterias.

O local para o descarte de resíduos eletroeletrônicos em geral está disposto em local visível e de fácil acesso no prédio da Administração do centro. Os resíduos a serem descartados podem ser computadores, monitores, teclados, mouses, celulares e smartphones, telefones de mesa, tablets, no-breaks, caixas de som, estabilizadores, caixas e fios, carregadores em geral, impressoras, roteadores, transformadores, projetores, câmeras (filmadoras e fotográficas), batedeira, cafeteira, liquidificador, etc.

Para a coleta de pilhas e baterias serão dispostos dois coletores no campus: um no prédio da Administração e outro na cantina. Ambos podem ser usados pela comunidade acadêmica e pela comunidade externa.

Esta ação é realizada em parceria com a empresa ES Ambiental e com o SESC de São Mateus, onde também há um ponto de coleta. O objetivo é minimizar o impacto ambiental do consumo destes produtos, proporcionando o descarte correto.

Os resíduos podem ser descartados das 8 às 20 horas. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (27) 3312-1789.

Coleta seletiva solidária

A Administração Central da Ufes iniciou em dezembro, por meio da Prefeitura Universitária (PU), a implantação do projeto Coleta Seletiva Solidária (CSS), que tem o objetivo de promover a separação prévia dos resíduos sólidos, conforme sua constituição ou composição e a sua destinação para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O projeto-piloto começou na na própria PU, localizada no campus de Goiabeiras.

A previsão é de que o projeto esteja implementado em todos os campi da Universidade até julho de 2018.

O projeto prevê tratamento diferenciado para cada tipo de resíduos, possibilitando o seu reaproveitamento (reutilização, compostagem, reciclagem) com melhor valor agregado, e a destinação correta dos rejeitos, conforme legislação vigente.

Texto: Thereza Marinho