Campus de São Mateus inicia comemorações dos 65 anos da Ufes nesta terça, 7

06/05/2019 - 17:33  •  Atualizado 08/05/2019 17:07

Em comemoração aos 65 anos da Ufes, o campus de São Mateus realiza nesta terça e quarta-feiras, dias 7 e 8, três eventos como parte da celebração do aniversário da Universidade. Toda a programação será realizada no Auditório Central.

O primeiro evento será a apresentação do novo Sistema de Informação da Extensão nesta terça, às 14 horas. Com o novo sistema, os coordenadores já podem cadastrar suas ações de extensão pela nova plataforma, que conta com um visual mais intuitivo e amigável. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, em um futuro próximo, a plataforma irá incorporar outros sistemas da Universidade, facilitando o envio de propostas e consolidando a digitalização de todos os processos da extensão.

Já às 19 horas, haverá o lançamento do selo e do carimbo comemorativos dos 65 anos, em solenidade com a presença do reitor, Reinaldo Centoducatte, e do diretor e da vice-diretora do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho e Ana Beatriz Brito.

Na ocasião, o professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) Fernando Pelegrini ministrará uma palestra sobre o tema O desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileira e perspectivas futuras.

No dia 8 de maio, às 16 horas, o professor também vai ministrar a palestra Oppenheimer e o projeto Manhattan, na qual vai abordar as origens do projeto e a ameaça nuclear, entre outros pontos. Esse projeto de pesquisa e desenvolvimento foi dirigido pelo físico norte-americano Julius Robert Oppenheimer e produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante todo o ano de 2019, outras atividades acadêmicas e culturais serão realizadas no campus como parte da programação de aniversário da instituição. Os eventos serão divulgados ao longo do ano nos veículos de comunicação da Universidade.

Texto: Thereza Marinho