Candidatos à Superintendência do Hucam-Ufes participam de debate nesta sexta, 29

28/09/2017 - 11:27  •  Atualizado 28/09/2017 16:49

A Comissão Coordenadora da Consulta Eleitoral para Superintendência do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) realiza nesta sexta-feira, 29, um debate entre os candidatos que concorrem ao cargo de superintendente do hospital para o quadriênio 2017-2021. O debate é aberto ao público e terá início às 9 horas, no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe.

Disputam a Superintendência do Hucam a médica Rita Elizabeth Checon de Feitas Silva, professora do Departamento de Pediatria e professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina da Ufes, e o médico Aloísio Falqueto, professor do Departamento de Medicina Social.

Inicialmente, Falqueto teve a inscrição de sua candidatura indeferida por, no entendimento do Conselho Universitário, não atender a critérios exigidos em edital. No entanto, por força de liminar emergencial impetrada pelo médico, a Comissão habilitou a inscrição da chapa no processo eleitoral (veja a íntegra do comunicado publicado nesta quarta-feira, 27, no site www.daocs.ufes.br) .

A consulta à comunidade do Hucam será realizada nos dias 4 e 5 de outubro. A votação será realizada das 7 às 20 horas nas urnas localizadas no Hospital e no NASTH - Nucleo de Atenção a Saúde do Trabalhador do Hucam, e das 7 às 18 horas nas urnas localizadas no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos e no prédio Básico I do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Podem participar da eleição todos os servidores técnico-administrativos e docentes, médicos e estudantes que têm vínculo com o Hospital (as listas dos locais de votação e dos votantes está disponível no site www.daocs.ufes.br) .

Regimento

A escolha do dirigente da instituição por meio de eleição direta foi definida no novo regimento do Hucam/Ufes, aprovado no final de junho. As normas do processo eleitoral foram elaboradas por uma Comissão de Instauração da Consulta Eleitoral para Superintendência do Hospital Universitário, constituída por cinco membros representantes dos docentes; dos servidores do Hucam; dos servidores técnico-administrativos; e dos estudantes.

A vice-reitora Ethel Maciel lembra que o trabalho de elaboração do novo regimento do Hucam/Ufes começou há cerca de um ano e meio, quando foi criada uma comissão para este fim, formada por membros do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e servidores do Hospital.

“Esse ano a proposta chegou ao Conselho Universitário e, após três reuniões, foi aprovada. Além de mudanças importantes no processo de trabalho do Hospital, o regimento regulamenta o processo de eleição direta para a escolha do superintendente do Hucam, o que era um anseio dos servidores. Foi um compromisso que assumimos e conseguimos cumprir”, ressalta.

Texto: Thereza Marinho