Casamento homoafetivo é tema de debate promovido pelo Nemps nesta quinta, 27

26/08/2015 - 18:07  •  Atualizado 27/08/2015 14:48

O Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps) promove nesta quinta-feira, 27, uma discussão sobre casamento civil igualitário entre pessoas do mesmo sexo.

O debate faz parte das atividades do projeto "Tecendo Saberes", coordenado pela professora do Departamento de Serviço Social, Ana Targina Ferraz.  Ela afirma que o projeto é um espaço de intercâmbio para a troca de conhecimentos, experiências e divulgação da temática movimentos sociais e participação popular entre professores e estudantes da graduação e da pós-graduação e militantes de movimentos sociais.

A coordenadora informa ainda que as atividades desenvolvidas devem possibilitar aos participantes o acesso ao acervo de conhecimento produzido sobre o tema na Universidade e ao conhecimento acumulado pelos participantes dos movimentos sociais.

O debate acontecerá às 18h30, no Salão Rosa do prédio ED-II do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, campus de Goiabeiras, com a participação do mestre em Ciências Sociais pela Ufes, André Luis Zanão Toxta.

Dados

Segundo dados do IBGE, existem mais de 60 mil casais homossexuais no Brasil, número que pode ser muito maior, se forem considerados aqueles que omitem sua orientação sexual em razão do preconceito que enfrentam no dia a dia.

“Diante da invisibilidade relacionada a temática, essa edição do Tecendo Saberes pretende ser um espaço aberto, destinado a todos aqueles que se interessam por questões relacionadas aos diretos da população LGBT no Brasil. A sessão pretende, além disso, ampliar a discussão à necessidade de aprovação de uma legislação que assegure direitos e que puna a homofobia”, destaca Ana Targina Ferraz.

O próximo debate do projeto será realizado no dia 24 de setembro e abordará o tema  "Ações Afirmativas para a População Negra", com ênfase nas cotas para acesso à educação e ao serviço público.

Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas pelo e-mail nemps.ufes@gmail.com , pelo telefone 3145-5301 ou pelo perfil do Nemps no Facebook.

Com informações do Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais