Centenas de profissionais se reúnem no Seminário Capixaba sobre Ensino da Arte

20/06/2017 - 17:41  •  Atualizado 21/06/2017 16:49
Compartilhe

“O ensino da arte se justifica plenamente, na medida em que vivemos um cenário político e econômico de imposições e retrocessos em diferentes áreas, incluindo a educação. Retrocessos esses que ameaçam a educação pública de qualidade, e que desconsidera, por exemplo, a importância do ensino de arte nas escolas, para uma formação educacional ampla e de conteúdo humanista, criativo, reflexivo e crítico”. Com essa fala o reitor Reinaldo Centoducatte iniciou nesta terça-feira, 20, no Teatro Universitário, os trabalhos do XII Seminário Capixaba sobre Ensino da Arte.

Neste primeiro dia, o evento contou com a presença das professoras Anamélia Bueno Buoro, especialista em arte-educação, artes visuais, cultura e sociossemiótica; e Ana Mae Barbosa (foto), uma das fundadoras da arte-educação no Brasil, referenciada em escolas, museus e faculdades de Pedagogia em todo o mundo, responsável por elaborar a Abordagem Triangular (conhecer a história, fazer arte e saber apreciar uma obra).

O evento vai até quinta-feira, 23, com o tema “Sentidos e Significados de uma Educação em Artes Visuais em Tempos Contraditórios”. O objetivo é debater a importância das artes na educação de crianças e adolescentes, levando em consideração o cenário de contradições sociais e políticas no Brasil. A ideia é propor uma reflexão entre professores da educação básica à superior e estudantes da graduação e pós-graduação sobre o papel da arte na atualidade e como a arte pode se articular com outros campos e áreas para promover novas experiências.

Organizado por professores da Ufes, o seminário contará com conferências e mesas de discussão com participação de pesquisadores convidados, apresentação de trabalhos com diferentes abordagens do campo da arte, como história e teoria,  educação em artes, e arte, cultura, saúde e meio ambiente.

O evento congrega ainda o IV Encontro de Licenciatura em artes Visuais e o I Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em artes Plásticas.


Confira a programação dos próximos dias:


Dia 21

9h – Homenagem Professora Isabel Helena de Souza

Simpósio 2 – Comunicação e Educação em Tempos Contraditórios – Mesa 1

10h40 – Intervalo

11h – Comunicação 1 – EAV/ Comunicação 2 – EAV

12h40 – Almoço

14h – Conferência. A Faeb no Enfrentamento em Tempos Contraditórios – Leda Guimarães

15h40 – Intervalo

16 h - Comunicação 1 HTC – Comunicação 2 HTC/ACS

17h40 – Lançamento de Livros/ apresentação do Choro Acadêmico Fames.

 

Dia 22

9h – Apresentação Cultural – Simpósio 3 EAD: entre Passado, Presente e Futuro – Ainda Haverá Espaço Para a Formação em Artes Visuais?

10h40 – Intervalo

11h – Comunicação 3 – EAV / Comunicação 4 – EAV

12h40 – Almoço

14h – Simpósio 2 – Comunicação e Educação em Tempos Contraditórios – Mesa 2

15h40 – Intervalo

16h – Narrativas de Práticas

 

Dia 23

9h – Anpap – Comitê História, Teoria e Crítica da Arte – Mesa 1 – Almerinda Lopes e Aparecido Cirillo

10h40 – Intervalo

11h – Anpap – Comitê Educação em Artes Visuais. Mesa 2 – Gerda Forste Schultz, Adriana Magro, Larissa Zanin e Moema Martins Rebouças/ Encerramento e Apresentação Cultural.

 

Texto e foto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho