Centro de Educação inicia curso de extensão sobre Paulo Freire

17/05/2016 - 15:54  •  Atualizado 18/05/2016 14:42
O Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire, do Centro de Educação, inicia nesta quarta-feira, 18, um curso de extensão divido em quatro módulos. A aula de introdução aos módulos será ministrada das 19h às 21h30, na sala 4 do prédio do IC-IV, campus de Goiabeiras.

Intitulado "Paulo Freire e a construção da escola pública popular", o curso de extensão é ministrado e organizado pelo grupo de estudos coordenado pelos professores Itamar Mendes, Valter Martins Giovedi e Débora Monteiro do Amaral. O módulo introdutório tratará da vida e obra de Paulo Freire.

O curso é dirigido à comunidade interna e externa, preferencialmente educadores. "Nosso objetivo é indicar aos professores um estudo aprofundado da perspeciva freireana para ser trabalhado em escola pública", destaca o coordenador do grupo Paulo Freire, Itamar Mendes.

Influência

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crítica.

Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos prêmios, como o prêmio da Unesco de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)