Ceunes realiza Semana de Pedagogia e Feira de Ciências a partir desta quarta, 21

19/10/2015 - 17:02  •  Atualizado 20/10/2015 17:41

O Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) vai realizar entre os dias 21 e 23 de outubro a I Semana de Pedagogia do Ceunes (Semap), com o tema “Práticas, políticas e fundamentos da educação em foco”. O evento será realizado no auditório central do campus de São Mateus e terá inicio às 18 horas.

Palestras, mesas de debates, exposição de banners e apresentações culturais fazem parte da programação que contará com três palestras, “Conversas sobre pedagogia, escola e formação de professores”, ministrada pela professora do Centro de Educação do campus de Goiabeiras, Sandra Kretli; “O pedagogo no processo de gestão coordenação da educação básica brasileira: desafios e possibilidades”, com a professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Ceunes, Marcia Helena Siervi; e “Alfabetização Matemática: elo de diálogo entre pedagogos e matemáticos”, com o professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Ceunes, Moysés Gonçalves Siqueira.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no local do evento e todos os participantes receberão certificado. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.ceunes.ufes.br/conteudo/semap .

Ciências

Também na próxima quarta-feira, dia 21, terá início a I Feira de Ciências Mateense (Fecima), uma mostra de ciências e tecnologia realizada pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas em Biologia do Ceunes (NPPBio), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Mateus (SME-SM) e com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A feira será aberta ao público e tem o objetivo de popularizar a ciência por meio da divulgação de projetos técnico-científicos, elaborados por estudantes das instituições de Ensino Básico de escolas públicas e privadas. Ao todo, a Fecima contará com a participação de 113 estudantes do ensino fundamental, três do ensino médio, 21 do ensino técnico integrado ao médio e 70 professores.

Cinquenta trabalhos foram inscritos, divididos entre as áreas Biológicas, Humanas, Exatas, Sociais, da Saúde, da Engenharia e Agrária. Eles serão exibidos até o dia 22 em forma de maquetes, protótipos pôsteres e painéis, no Centro de Vivência Amélia Boroto, localizado no bairro Sernamby em São Mateus, sempre das 9 às 18 horas. Todos os participantes receberão certificados e terão os trabalhos avaliados por professores da Ufes e do Ifes.

Para o professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (Decab), Marcos Teixeira, o evento “é um esforço promovido para aproximar a universidade da comunidade”.

A feira é resultado do projeto de extensão Formação Continuada de Professores de Ciências de São Mateus, realizado ao longo do ano letivo pelo NPPBio, também em parceira com a SME-SM  e o Ifes.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)