Ciência Móvel completa três meses levando ciência para centenas de estudantes

04/09/2018 - 18:52  •  Atualizado 06/09/2018 13:16

O programa de extensão Ciência Móvel – Caravana da Ciência, vinculado ao Núcleo de Ciências da Ufes, completa três meses com a agenda cheia. Desde seu lançamento, em 4 de junho, o programa já participou de dois eventos - a XIX Feira Científico-Cultural, em Santa Maria de Jetibá; e a II Feira do Conhecimento, em Venda Nova do Imigrante (foto) -, com a participação de centenas de estudantes.

O Ciência Móvel conta com uma van e um furgão equipados com kits pedagógicos e adaptadas para transportar cerca de 40 experimentos, podendo ser utilizados como base local de apoio ao desenvolvimento de diferentes atividades: exposições interativas, oficinas, minicursos, palestras, observações astronômicas e apresentações multimídia. A proposta é aproximar a ciência e tecnologia do público, principalmente em regiões mais afastadas ou que não possuam espaços de difusão da ciência.

Entre as atividades apresentadas estão a Robótica Educacional, Planetário Móvel, Baú de Ciências do Centro de Ciências Exatas (CCE), Show de Física, Experimentoteca, Observatório Astronômico, Museu de Ciências da Vida e o Museu de Minerais e Rochas.

Com uma equipe multidisciplinar de 75 pessoas, entre monitores, coordenadores e motoristas, o programa é coordenado pelo professor do Departamento de Física, Armando Biondo, e já possui participações agendadas até o final deste ano.

“Além do aspecto científico-cultural e artístico, é recompensador ver a alegria das crianças ao participarem dos experimentos propostos pela equipe e interagirem com as atividades”, afirma o professor Armando Biondo.

Clique aqui e assista matéria produzida pela TV Ufes no lançamento do projeto.

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)