Cine Metrópolis estreia novos filmes nesta quinta-feira,9

08/06/2016 - 16:28  •  Atualizado 08/06/2016 16:28

O Cine Metrópolis exibe nesta quinta-feira, 9, às 19 horas, a terceira sessão do projeto Cinemas em Rede com o filme Invasores, de Marcelo Toledo. O longa aborda a questão do acesso ao ensino superior público do ponto de vista de uma jovem da periferia de São Paulo, que pretende estudar música. A entrada para esta sessão é gratuita.

Além da sessão do projeto estreiam também no dia 9 os filmes, A Luneta do Tempo, de Alceu Valença, e Certo Agora, Errado Antes, de Hong Sang-Soo. Os dias e horários das sessões podem ser conferidos no site http://cinema.ufes.br/programa-semana.

Rede

O Cinemas em Rede é desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Por meio do projeto o Cine Metrópolis já exibiu os filmes, A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa, e Retratos de Identificação, de Anita Leandro. O Cinemas em Rede interconecta diversos cinemas universitários do País por meio da rede acadêmica. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. No entanto, em várias localidades existe um campus universitário ou de instituto federal atendido pela RNP.

A Ufes participa do projeto junto com mais outras 11 instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade de São Paulo (USP); a Cinemateca Brasileira (MinC); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Fundação Joaquim Nabuco, em Recife; Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop);  Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)