Setembro amarelo

Cine Metrópolis exibe documentário Lampião da Esquina nesta quarta, 16

O Cine Metrópolis, em parceria com a Coordenação de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura de Vitória e com o ES Cine Clube Diversidade, exibe, nesta quarta-feira, 16, às 19 horas, o documentário brasileiro Lampião da Esquina.

Lançado em 2016, o filme tem direção de Lívia Perez e conta com entrevistas de personalidades conhecidas do grande público, como os escritores Aguinaldo Silva, João Silvério Trevisan e Glauco Mattoso; os cantores Ney Matogrosso, Leci Brandão e Edy Star; e o cartunista e chargista Laerte Coutinho.

Parte do projeto Cine Diversidade, a apresentação foi proposta em alusão ao Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, e faz parte da programação da III Quinzena de Combate à LGBTfobia, organizada pelo Fórum Estadual LGBT e outras entidades que militam em prol da visibilidade LGBT.

Para a coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual, Carolina Maria, exibições como essa são importantes na medida em que auxiliam na ampliação do contato com o tema da diversidade sexual e no conhecimento com relação aos contextos históricos de lutas. Para Carolina, “o Lampião da Esquina é um marco para a história do movimento LGBT brasileiro e exibir esse documentário também é continuar a luta que aquelas pessoas começaram lá atrás”.

O longa-metragem Lampião da Esquina recebeu os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Edição no Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, e Menção Honrosa na Competitiva Brasil, no 240 Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.

História

Lampião foi o primeiro jornal brasileiro a abordar o ponto de vista homossexual sobre questões diversas, sobretudo sobre a homossexualidade. Criado durante a ditadura militar (1964-1985), e editado pelo então repórter policial Aguinaldo Silva, nasceu com a intenção de dar voz às chamadas minorias da época – gays, mulheres, negros e indígenas.

“O Lampião” surgiu, em 1978, inspirado no modelo do jornal “Gay Sunshine”, publicação americana voltada para o público homossexual. Ambos nasceram como reflexo dos acontecimentos da década de 1960 por todo o mundo e com o aumento da conquista de direitos civis, políticos e também de uma maior participação na sociedade como um todo.

Serviço:

Documentário Lampião da Esquina (Brasil, 2016, 18 anos)
Direção: Lívia Perez
Exibição: 16 de maio, quarta-feira, às 19h, no Cine Metrópolis

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.