Cine Metrópolis: programação conta com estreia de Bonifácio, o Fundador do Brasil

04/07/2018 - 17:30  •  Atualizado 10/07/2018 12:53
Compartilhe

O público já sabe: toda quinta-feira é dia de mudança na programação do Cine Metrópolis, com novos filmes e eventos para a semana seguinte. Desta vez, o Cine Metrópolis traz a estreia do aclamado Bonifácio, o Fundador do Brasil, além da manutenção em cartaz do filme Canastra Suja. Na sessão especial da semana, haverá a apresentação do documentário Transvivo, com exibição conjunta do episódio piloto do web-documentário Corpo Flor. Há, ainda, a mostra de cinema independente Pós-Mostra – Novos Rumos. Confira datas e horários de toda a programação ao fim do texto.

O documentário Bonifácio, o Fundador do Brasil (foto), do diretor Mauro Ventura, apresenta mais do que um relato biográfico. Trata do processo de desenvolvimento da personalidade de um dos mais importantes brasileiros da história: o cientista, filósofo, estrategista, mineralogista e herói de guerra José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838). Nascido em Santos, Bonifácio acabou por se tornar o Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil.

Com entrevistas de diversos intelectuais e políticos do Brasil e de Portugal, como Dom Bertrand de Orléans e Bragança, Sérgio Pachá e Olavo de Carvalho, o longa busca revelar aspectos da vida cotidiana de uma das figuras mais singulares da história mundial, um homem aclamado e homenageado em vários países – menos no Brasil. Ventura buscou retratar os fatos significativos em que Bonifácio se envolveu, as personalidades históricas que o rodearam e os locais pelos quais passou.

O filme foi viabilizado pela maior campanha de financiamento coletivo (conhecido como crowdfunding) do cinema brasileiro, arrecadando cerca de 380 mil reais e suas filmagens tiveram locações no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Sessão Especial

O premiado documentário Transvivo, dirigido por Tati Franklin, acompanha as vivências de Izah Candido e MuriloTeixeira enquanto passam pelo processo de transição de gênero. Produzido de maneira independente e contando com uma equipe majoritariamente formada por LGBTs, o filme estreou em 2017 na Mostra ABD Capixaba, onde levou o Prêmio Incentivo do Júri pela maneira como aborda uma temática urgente na sociedade (a transexualidade) e como aproxima os personagens principais do público ao possibilitar um lugar de fala. Também recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no 24º Festival de Cinema de Vitória.

De acordo com representantes da Filmes Fritos, responsável pela produção de Transvivo, “esta sessão especial no Cine Metrópolis, além de um respiro de resistência nesses tempos de treva, cumpre um ciclo importante e traz o filme para a tela do cinema da Universidade, onde tudo começou”.

Após a exibição de Transvivo, o Cine Metrópolis vai apresentar o episódio piloto de Corpo Flor, um web-documentário dirigido por Wanderson Viana e Izah Candido que pretende construir diálogo com pessoas que se organizam cultural e politicamente na contramão de imposições de gênero, sexualidade e comportamento, todas atravessadas pela negritude.

Ao fim das apresentações será realizado um debate com o tema “Resistência e Visibilidade LGBT”.

Serviço:

Bonifácio, o Fundador do Brasil, de Mauro Ventura (Brasil, 2018, cor, 83’, 12 anos)

Quinta-feira (5), às 17h15
Sábado (7), às 16h15
Domingo (8), às 16h15
Segunda-feira (9) e terça-feira (10), às 19h
Quarta-feira (11), às 17h15

Canastra Suja, de Caio Sóh (Brasil, 2016, cor, 120’, 14 anos)

Domingo (8), às 18h
Terça-feira (10), às 17h15
Quarta-feira (11), às 15h

Pós-Mostra Novos Rumos – 13ª Mostra Produção Independente ABD Capixaba

Sexta-feira (6) e sábado (7), às 19h
Entrada gratuita

Transvivo e Corpo Flor

Quarta-feira (11), às 19h
Entrada gratuita


Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho