Cine Metrópolis realiza a Primeira Mostra - Retrospectiva 2015

11/02/2016 - 07:03  •  Atualizado 16/02/2016 11:02

Após o recesso de férias, o Cine Metrópolis retoma suas atividades no dia 11 de fevereiro com a Primeira Mostra, uma retrospectiva de filmes lançados no último ano. Na seleção, estão 14 títulos nacionais e internacionais, com destaque para "O Menino e o Mundo" (foto), animação brasileira dirigida por Alê Abreu que concorre ao Oscar de Melhor Animação, e "Que Horas ela Volta?", de Anna Muylaert, um dos grandes sucessos brasileiros da última temporada, e para os novos filmes de diretores e diretoras consagrados como os brasileiros Murilo Salles, José Joffily e Lúcia Murat, o argentino Lisandro Alonso e o malaio Tsai Ming-Liang.

Entre os filmes programados estão doze longas e dois médias, sendo dez ficções, uma animação e três documentários. A seleção é composta por dez títulos nacionais, dois títulos internacionais e duas coproduções entre o Brasil e outros países. Os ingressos de cada sessão custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Nas sessões da mostra, o espectador que assistir cinco filmes ganha ingresso para o sexto. Estudantes da Ufes têm entrada franca.

"O Menino e o Mundo" foi exibido no Cine Metrópolis em agosto e também participou em 2015 do calendário do Projeto Cine Escola Metrópolis, quando foi visto por mais de 1200 estudantes e educadores da rede pública de ensino. No filme, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma obra sensível criada com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Com quase meio milhão de espectadores, "Que Horas Ela Volta?" se tornou o grande sucesso de público e crítica da última temporada, tendo sido cogitado até o último momento para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar. Apesar de ter ficado de fora, não deixa de ocupar o posto de um dos principais filmes de 2015. O filme foi exibido no Cine Jardins, em Vitória, e agora retorna às telas no Cine Metrópolis.

Entre os destaques internacionais, a retrospectiva aposta em "Jauja", o primeiro filme do cineasta argentino Lisandro Alonso a ser distribuído comercialmente no Brasil. No final do século XIX, um capitão dinamarquês chega à Patagônia para trabalhar como engenheiro no exército argentino. "Jauja" foi premiado na mostra Un Certain Régard do Festival de Cannes e no Janela Internacional de Cinema do Recife, entre outros festivais consagrados.

Três documentários apresentam diferentes linguagens, processos e perspectivas. "Hysteria", de Evaldo Mocarzel e Ava Rocha, é um filme poético e sensorial que acompanha atrizes do Grupo XIX de Teatro encenando o espetáculo homônimo. A peça é uma das mais elogiadas e marcantes do teatro contemporâneo brasileiro. Já "Filme para um Bom Fim", do diretor Boca Migotto, traz à tona por meio de entrevistas e material de arquivo a cena cultural e política da cidade de Porto Alegre nas décadas de 60 e 70, especialmente no bairro Bom Fim, epicentro de transformações culturais e comportamentais, a exemplo do que ocorreu em outras cidades brasileiras no período. "Caminho de Volta", por sua vez, apresenta brasileiros que após décadas vivendo no exterior desejam regressar ao país. O filme é dirigido pelo veterano José Joffily ("Quem Matou Pixote?" e "Dois Perdidos numa Noite Suja") e pelo jovem Pedro Rossi.

O cinema produzido no Espírito Santo está representado por "As Fábulas Negras", filme em episódios dirigidos por Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Joel Caetano e Petter Baiestorf. Na fita, contos e lendas do folclore brasileiro são reencenados pelos quatro diretores do cinema brasileiro de terror.

A política do país também é destaque com "O Fim e os Meios", do renomado diretor Murilo Salles. A obra narra a história de Paulo e Cris, um jovem casal que se muda para Brasília para tentar resolver os impasses de relação. Ela é jornalista, vai cobrir o Congresso Nacional. Ele, publicitário que vai comandar a campanha eleitoral de um Senador da República. Neste contexto se desencadeia um jogo de interesses onde mídia e política se confundem.

A Primeira Mostra - Retrospectiva 2015 é uma realização do Cine Metrópolis, espaço cultural vinculado à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Primeira Mostra - Retrospectiva 2015

Cine Metrópolis  - Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário Alaor de Queiroz Araújo, Goiabeiras, Vitória/ES (27) 4009-2376 - cinemetropolis@ufes.br - www.cinema.ufes.br

Bilheteria

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Promoção: assista 5 filmes da mostra, junte os canhotos e troque por um ingresso da mostra. Entrada gratuita para estudantes da Ufes.

Estudantes com carteira de estudante e idosos pagam meia. Não aceitamos cartões.

Confira a programação completa e mais informações no site: http://www.metropolis.ufes.br/

Texto: Cine Metrópolis