Cine Metrópolis recebe Mostra LGBT de Vitória

19/05/2016 - 14:37  •  Atualizado 20/05/2016 18:30

Nos dias 20 e 21 de maio o Cine Metrópolis recebe a 3ª Mostra de Cinema LGBT de Vitória. A proposta deste ano é abordar temas referentes a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais com foco nas periferias, no envelhecimento e nas questões do feminismo.

Na programação haverá exibição de curtas e longas-metragens, mas o destaque desta edição é o filme “Cartas para Eros”, do diretor capixaba Herbert Fieni. O filme faz um resgate da cultura transformista, drag e clubber dos anos 1990, na cidade de Vitória. Após a sessão haverá um debate com o diretor e com atores do elenco.

A 3ª Mostra de Cinema LGBT de Vitória é realizada anualmente e foi idealizada a partir da criação do ES Cineclube Diversidade, coletivo composto por ativistas LGBT e interessados no audiovisual como informa de ampliar o debate sobre diferenças de gênero e sexualidades. O evento conta ainda com o apoio do Grupo Cores – Consciência, Orgulho e Respeito no Espírito Santo e do portal LGBT-ES, é aberto ao público e está marcada para às 17 horas.

Estreia

Nesta quinta-feira, 19 estreia no Cine Metrópolis o filme O Começo da Vida, de Estela Renner, um documentário que percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. A exibição desta quinta-feira será às 18h10, mas ao longo da semana o filme será exibido em diferentes horários, que podem ser conferidos na programação completa.

Além da estreia, nos dias 23 e 24 de maio, o Cine Metrópolis realizará duas sessões especiais. A primeira, no dia 23, às 20 horas, exibirá o filme Território do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks, que mostra diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, ao longo de 21 meses abordando o brincar infantil. Já no dia 24, também às 20 horas, o filme exibido será Freenet, de Pedro Ekman que trata sobre a liberdade na internet. Essa última sessão contará com debate após a exibição.

Os ingressos para todas as sessões podem ser adquiridos na bilheteria do cinema, por R$ 10,00 (inteira) ou R$ 5,00 (meia). Estudantes da Ufes não pagam, desde que apresentem carteirinha de estudante ou documento com foto acompanhado de horário individual ou comprovante de matrícula.

A programação completa está disponível no site http://cinema.ufes.br/programa-semana

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)