Cine Metrópolis recebe Pós-Mostra de Cinema Capixaba dias 6 e 7 de julho

03/07/2018 - 19:52  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

O Cine Metrópolis recebe nos dias 6 e 7 de julho, no campus de Goiabeiras, a Pós-Mostra Novos Rumos, evento gratuito que encerra a 13ª Mostra Produção Independente – Novos Rumos. Com início às 19 horas, a Pós-Mostra é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba) e visa apresentar filmes que levantem a discussão sobre a participação de negros, mulheres, indígenas, comunidades tradicionais e pessoas LGBTQI+ na produção do cinema brasileiro e capixaba.

A Pós-Mostra é o último de três eventos que integram a 13ª Mostra Produção Independente – Novos Rumos e que tiveram início no dia 2 de julho, em Vitória: a Mostra Competitiva Capixaba de Curtas; a Mostra Paralela; e a inédita Pós-Mostra, que é considerada pelos organizadores “uma faixa bônus da programação”.

Durante o evento, serão apresentados sete curtas e um longa produzidos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, além do Espírito Santo (confira programação anexada abaixo).

“As obras abordam novos olhares e estéticas do cinema brasileiro contemporâneo, trazendo um pequeno panorama de filmes recentes que ilustram os resultados das políticas afirmativas de acesso aos meios de produção”, explica Diego de Jesus, um dos curadores da Pós-Mostra.

Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, a escolha do Cine Metrópolis para encerrar a Mostra é significativa por mostrar o cinema da Ufes como a casa do audiovisual capixaba. “A cada ano, a Ufes consolida essa parceria com a ABD, gerando oportunidades para que nossos alunos, em especial os do curso de Cinema e Audiovisual, possam dialogar com a diversidade de idealizadores e produtores, tanto do Espírito Santo quanto de todo o país”, afirma.

A Mostra

A Mostra Produção Independente – Novos Rumos é realizada anualmente, desde 2005 e firmou-se como a principal janela da produção audiovisual do Espírito Santo.

Esta edição do evento contou com uma homenagem à atriz capixaba Suely Bispo; debates com realizadores dos filmes; lançamento do oitavo número da Revista-Catálogo Milímetros e do DVD-Coletânea com as obras cinematográficas selecionadas para a Mostra Competitiva; e a Mostra Paralela, com exibição de três curtas capixabas fora da competição. Também foi realizada a 4ª reunião do Fórum do Audiovisual Capixaba, que teve como tema “Ações Afirmativas para o Audiovisual: Possibilidades e Tendências”, realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas da Ufes; além da Pós-Mostra, que encerra a programação no Cine Metrópolis.

Foram selecionados 25 curtas dentre 70 produções inscritas de diversos gêneros, como ficção, animação, documentário, vídeoarte e videoclipe. De acordo com Jesus, a Mostra é a organização dos grupos menos privilegiados da sociedade em busca da diversidade de olhares no cinema brasileiro. “É uma forma digna de identidade, especialmente quando se propõe evidenciar uma mostra com filmes genuinamente capixabas”, destaca.

O evento conta com apoio da Ufes, por meio de sua Secretaria de Cultura.

Texto: Adriana Damasceno