Cine Metrópolis: Confira a programação da semana

27/09/2018 - 18:33  •  Atualizado 27/09/2018 18:33

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, preparou grandes filmes para a semana de 27 de setembro a 3 de outubro. Além do estreante Missão 115, de Silvio Da-rin, continuam em cartaz os filmes O Desmonte do Monte, de Sinal Sganzerla, e Meu Tio e o Joelho de Porco, de Rafael Terpins.

Além da programação regular, o cinema apresenta a Mostra Sganzerla, revisitando obras do diretor brasileiro Rogério Sganzerla (clique aqui para saber mais).

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), e estudantes da Universidade têm entrada gratuita.

Confira a programação completa:

Missão 115

Missão 115 foi o nome dado pelo DOI-CODI (órgão responsável pela repressão do exército durante a ditadura militar) a uma suposta operação de vigilância realizada no show em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, em maio de 1981, na casa de shows Riocentro. A ação culminou com um atentado a bomba.

Este documentário (foto) mostra, pela primeira vez, a versão de um dos membros daquela equipe de terroristas – o ex-policial capixaba do Departamento de Ordem e Política Social (Dops) Cláudio Guerra, que conta, em detalhes, como a operação foi planejada e executada. A obra também traz os recentes trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que jogam novas luzes sobre o episódio.

Em cartaz: Sexta-feira (28); segunda-feira (01); e terça-feira (02), às 16h30.

O Desmonte do Monte

O documentário de Sinai Sganzerla tem como protagonista a Colina Sagrada (que depois recebeu o nome de Morro do Castelo), acidente geográfico que foi escolhido pelos portugueses para a fundação da cidade do Rio de Janeiro. O filme, que apresenta um vasto material de arquivo com fotografias, gravuras e pinturas, tem construção narrativa embalada pela voz da atriz e cineasta Helena Ignez, mãe de Sinai.

Apesar de toda a relevância, o Morro do Castelo se tornou um exemplo de desvalorização dos legados, quando prevalecem as reformas urbanísticas com o objetivo de promover a especulação imobiliária na região.

Em cartaz: Quinta-feira (27), às 18 horas.

Meu Tio e o Joelho de Porco

Joelho de Porco é o nome de uma das bandas mais conhecidas no cenário do rock nacional entre as décadas de 1970 e 1980. Nesta história, Rafael Terpins, diretor do documentário, apresenta a trajetória do seu tio, o baixista e líder do grupo Tico Terpins, pioneiro ao lançar canções que satirizavam a política nacional e por ser uma das primeiras bandas a se lançar de forma independente no cenário musical.

O documentário é uma mistura de animação, relatos e material de arquivo, com entrevistas com o próprio Tico; o baixista Rodolfo Ayres Braga; e o vocalista e ator Dick Petra; além de depoimentos de familiares e integrantes da banda, como o vocalista e baterista Próspero Albanese, Netinho e o produtor Julio Calasso.

Em cartaz: Terça-feira (02), às 18 horas.

Texto: Adriana Damasceno