Cine Metrópolis exibe até sexta, 27, a programação do Festivalzinho de Cinema de Vitória

25/09/2019 - 15:07  •  Atualizado 27/09/2019 18:33

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, recebe até esta sexta-feira, 27, o Festivalzinho de Cinema de Vitória - Sessão ArcelorMittal. O evento acontece paralelamente ao 26º Festival de Cinema de Vitória e está em sua 20° edição, atingindo um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo.

A entrada é gratuita e os filmes serão exibidos das 9 às 14 horas.

A diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus, destaca a importância dos 20 anos do evento: “Sempre tivemos um carinho especial pelo Festivalzinho, que muitas vezes é o primeiro contato de crianças e adolescentes com o cinema. Quando o cinema conquista seu público mais sincero, é quando a mágica acontece”.

A programação completa do Festivalzinho e do Festival de Cinema estão disponíveis no site https://festivaldevitoria.com.br/26fv/programacao-geral/.

Cinema nacional

O Festival de Cinema de Vitória é o mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo e, neste ano, acontece até o dia 29 de setembro. Nas sessões, o público assiste a uma vasta seleção de obras de diversos formatos e gêneros, que formam um panorama das mais representativas obras em longa e curta-metragem do cinema nacional contemporâneo.

Ao todo, a 26ª edição do Festival de Cinema de Vitória apresenta 12 mostras competitivas: 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal; 6ª Mostra Outros Olhares; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude; 3ª Mostra Nacional de Videoclipes; 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP; e 1ª Mostra do Outro Lado. A estimativa de público é de 30 mil pessoas ao longo de todo o evento, que teve início na última terça-feira, 24.

Nesta edição, as atividades do festival se dividem em dois espaços da capital capixaba: Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, onde ocorrem as mostras, as sessões especiais e as homenagens; e o Cine Metrópolis, com a programação do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Debates entre pesquisadores de cinema, realizadores e público também fazem parte das atividades, além de lançamentos de DVDs, livros e outras publicações.

No final da programação, as melhores produções serão premiadas com o Troféu Vitória, em todas as mostras competitivas. Ao todo, serão distribuídos mais de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)