Cine Metrópolis sedia conferência sobre poderes do som nesta segunda, 3

31/05/2019 - 18:18  •  Atualizado 04/06/2019 10:17

Filmes em sistemas surround e som hiper-real, radares, sonares, radioastronomia e armas sônicas são alguns exemplos de desenvolvimentos tecnológicos que desafiam a ideia presente no senso comum de que o mundo contemporâneo é predominantemente visual. É com a proposta de ampliar o campo de Estudos de Som no Brasil que o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, sedia a I Pré-Conferência Internacional Poderes do Som (CIPS), evento acadêmico que acontece nesta segunda-feira, 3, entre 14 e 17 horas, com entrada gratuita.

O I CIPS, realizado pelo Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (GEIST), faz parte da programação do XXIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (Intercom Sudeste), evento que reúne, anualmente, pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação Social da região Sudeste. O congresso acontece entre os dias 3 e 5 de junho e terá atividades distribuídas entre Teatro Universitário, Centro de Artes e Cine Metrópolis.

Conferencistas

Entre os conferencistas, estão o professor do Departamento de Música da New York University Martin Daughtry, e Shannon Garland, pesquisadora ligada ao Departamento de Etnomusicologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Martin é autor de um livro sobre os sons da Guerra do Iraque e, atualmente, escreve sobre as transformações sonoras no antropoceno. Já Shannon investiga a expansão dos encontros de negócios em festivais de música.

O evento servirá como ponto de partida para as discussões que acontecerão entre 5 e 7 de junho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conferência de mesmo nome, durante a qual pesquisadores das Américas Latina e do Norte e da Europa participarão de palestras e mesas temáticas com apresentações de seus trabalhos.

Imagens, sonoridades e tecnologias

O GEIST, grupo organizador da conferência, estuda as relações entre diferentes tecnologias, práticas sociais e elementos da cultura audiovisual, considerando que esta é fundamental para o entendimento do contexto sociopolítico contemporâneo.

O GEIST é formado por pesquisadores da Ufes, da UFSC, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar o site https://www.sonoridades.net/.

Texto: Adriana Damasceno, com informações do GEIST