Começa neste domingo a 2º etapa do VestUfes 2015

12/12/2014 - 18:25  •  Atualizado 15/12/2014 08:46

Começam neste domingo, 14, as provas da 2ª etapa do VestUfes 2015. Até terça-feira, 16, 19.795 candidatos estarão na disputa por uma das 4.178 vagas em 77 cursos da Universidade.

As provas serão realizadas das 14 às 17 horas nas cidades de Vitória (Ufes, campus de Goiabeiras, e Multivix), Serra (Multivix), Vila Velha (Novo Milênio, Colégio Americano e Escola Senador João Calmon), Cariacica (Faculdade Pio XII, Colégio Cenecista e Escola Dr. Afonso Schwab), Alegre (Centro de Ciências Agrárias), São Mateus (Multivix) e Guarapari (Faculdade Pitágoras). Os locais de prova estão disponíveis no endereço eletrônico www.ccv.ufes.br, onde os candidatos também devem imprimir o cartão de inscrição.

A coordenadora administrativa da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), Ana Cláudia Locateli, informa que os portões estarão abertos a partir das 13 horas. “É importante que o candidato verifique o local de prova e o visite previamente. O ideal é que os candidatos cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência”, orienta.

Para auxiliar os candidatos, três postos de informação foram montados no campus de Goiabeiras da Ufes. Eles funcionarão no sábado (13) e no domingo (14). Para a realização do Vestibular, a CCV também solicitou o apoio da Guarda Municipal da Prefeitura de Vitória; da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) para o reforço das linhas de ônibus que passam pelos locais de prova; da Escelsa; e da Polícia Federal.

Provas

No primeiro dia, os candidatos farão a prova de redação. No segundo dia, eles responderão a questões de Física, Química, História e Língua Estrangeira, conforme o curso escolhido. Já no último dia de prova as questões são de Matemática, Geografia, Biologia e Língua Portuguesa e Literatura.

Os cinco cursos mais concorridos na categoria não optantes pela reserva de vagas são Medicina (69,7 por vaga), Direito (16,6), Engenharia Civil (14,2), Arquitetura (14,0) e Engenharia Mecânica (12,6). A relação candidato/vaga para o VestUfes 2015 também está disponível no endereço www.ccv.ufes.br.

Ao final de cada dia, por volta das 19 horas, os candidatos poderão conferir no site da CCV (www.ccv.ufes.br), as respostas esperadas para cada questão.

Ana Cláudia afirma também é imprescindível que os candidatos levem para a prova lápis, borracha, caneta de tinta azul ou preta feita de material transparente, cartão de inscrição e um documento oficial de identificação com foto.

A divulgação dos candidatos habilitados para a 2ª etapa do vestibular está prevista para o dia 16 de janeiro. Já a divulgação do resultado final do VestUfes 2015 está prevista para o dia 28 de janeiro.

Conheça os números do VestUfes 2015:

Número total de candidatos – 19.795
Número de candidatos não optantes pela reserva de vagas – 10.427
Número de candidatos optantes pela reserva de vagas – 9.368
Número de treineiros – 550
Número total de vagas – 4.178 em 77 cursos
Número de pessoas que trabalharão durante o processo seletivo - 1.700
Locais de prova – 27, distribuídos por sete cidades capixabas

Confira outras informações importantes:

Durante as provas

- Não é permitida a entrada de candidatos nas salas de provas após o horário estabelecido.

- O candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala depois de transcorrida 1 hora e 30 minutos do inicio efetivo da prova.

- Durante a realização das provas, o candidato que prejudicar a tranquilidade e o bom andamento do processo será advertido e, em caso de reincidência, eliminado.

- É permitido levar alimentos, mas o candidato deve evitar lanches que produzam barulho alto (ao comer ou ao manusear a embalagem) ou que exalem cheiro forte. Água deve ser levada em garrafa plástica de material transparente.

- Recomenda-se que o candidato leve apenas o necessário aos locais de prova: caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de lapiseiras e de corretor líquido ou similar.

- Evite levar livros, papéis e bolsas. A CCV não se responsabilizará por objetos não permitidos que forem levados para o local das provas.

- Não é permitido portar, nos locais de prova, armas, máquinas de calcular, telefone celular,smartphones,tabletpagerbip, fone de ouvido, agenda eletrônica, relógio (analógico ou digital) ou qualquer outro meio de comunicação eletrônica.

- Não é permitido portar qualquer elemento de chapelaria: boné, chapéu, boina, gorro ou capuz.

- Não é permitido usar óculos escuros no local de prova.

Será eliminado o candidato que:

- Faltar em qualquer uma das provas da 2ª etapa.

- Usar de qualquer meio fraudulento.

- Se recusar a seguir as regras previstas no edital.

- Obtiver nota inferior a 2 pontos, em uma escala de 0 a 10, na prova de redação.

- Obtiver a pontuação total inferior a 20% do total máximo de pontos.

- Não assinar o caderno de provas e a folha de frequência dos candidatos em cada dia de prova, ou se recusar a recolher a digital quando solicitado.

Todas as informações sobre o vestibular estão disponíveis no Manual do Candidato no endereço eletrônico da CCV: www.ccv.ufes.br.

Por Thereza Marinho