Começam as aulas da primeira turma de Licenciatura em Educação do Campo

28/07/2014 - 17:27  •  Atualizado 29/07/2014 18:41

Atendendo a uma demanda das populações campesinas, começaram no dia 11 de julho as atividades da primeira turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

O curso tem como objetivo formar e habilitar profissionais para atuarem em escolas do campo, lecionando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Artes Visuais, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Ciências Sociais e Filosofia).

As aulas são realizadas na modalidade presencial, em ambiente próprio ao ensino universitário e em períodos regulares do ano letivo, obedecendo ao regime disciplinar disposto no Regimento Geral da instituição. Em atendimento às necessidades, interesses e especificidade deste curso, as áreas de formação, pesquisa e extensão enfatizarão e aprofundarão questões relativas à educação do campo.

Expectativa

A estudante Suelaine Silverio Cogo, 20 anos, avaliou positivamente este primeiro momento. “As atividades foram bem produtivas e a turma está bem sintonizada. Minhas expectativas com o curso são as melhores. Juntos plantaremos boas sementes, para colhermos bons frutos”, disse.

O aluno Israel Leandro da Silva, 30 anos, destacou o caráter heterogêneo da turma e a organização o curso. “Pude conhecer melhor a essência do curso e me encantar por sua proposta e metodologia. Como vivenciei essa situação como aluno camponês, conheço de perto a necessidade de uma educação mais especializada e voltada para o campo. Com certeza cresceremos muito em vários aspectos com essa convivência. Fico muito feliz também pela organização do curso. Percebo ser bem estruturado”, apontou.

Recepção

Vindos das microrregiões Nordeste, Metropolitana, Centro-Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Sudoeste serrana do Estado, os alunos do curso foram recebidos com uma programação diversificada, que iniciou com uma apresentação geral feita pela diretora do Centro de Educação (CE) da Ufes, Claudia Gontijo; pelo vice-diretor Rogério Drago; pela coordenadora do curso, Ana Carolina Marsiglia; e pelos chefes de departamento do CE e professores do curso.

Na ocasião, a professora Dulcinéa Campos Silva abordou com os alunos a questão da “Educação do/no campo”.

“O curso é uma conquista do povo camponês. Tem sua origem na mobilização e pressão de movimentos sociais por uma política educacional comprometida com a realidade do campo e na crítica à educação desvinculada das relações sociais concretas de produção da vida dos povos do campo. Assume o compromisso de buscar outra escola que se afirme na perspectiva do direito de ter escolas no campo e do campo”, explicou a professora Dulcinéa Campos Silva.

Para a coordenadora do curso, esse primeiro encontro é um marco para a Ufes. “O Centro de Educação está satisfeito pelo início do curso e assim afirma seu compromisso com a educação de qualidade e que atenda às necessidades da população do campo”, disse a professora Ana Carolina Marsiglia.

Com informações e foto da equipe do Colegiado de Licenciatura em Educação do Campo