Começam as atividades de recepção aos alunos ingressantes do segundo semestre

07/08/2019 - 18:55  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Respeito às diferenças e às diversidades, tolerância e capacidade para compreender e agir em prol do bem comum e da formação cidadã. Foi pensando nesses princípios que a Ufes começou nesta quarta-feira, 7, a recepção institucional aos 2.456 estudantes que estão ingressando na Universidade neste segundo semestre. As aulas terão início na próxima segunda-feira, 12.

A primeira solenidade ocorreu às 14 horas, no Teatro Universitário, para os estudantes do campus de Goiabeiras que foram recepcionados pela pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, e pelo reitor Reinaldo Centoducatte. Também participaram do evento outros pró-reitores, além de diretores de Centros de Ensino, coordenadores de curso e gestores da Universidade.

Ao falar para os alunos, o reitor mencionou a atual conjuntura financeira das universidades federais, cujos recursos orçamentários têm sido contingenciados pelo Governo Federal.

“Os cortes têm gerado um conjunto de dificuldades que só temos superado pela parceria e colaboração daqueles que constroem essa instituição: docentes, técnicos e estudantes. A missão principal da nossa universidade é prestar um bom serviço para a sociedade, produzindo conhecimento que contribua para o desenvolvimento social do nosso país. Esse é o papel importante, necessário e fundamental da universidade, e nossa gestão está procurando fazer tudo o que é possível para que possamos manter o ensino, a pesquisa e a extensão, sem perder a continuidade, a fim de continuar contribuindo para a sociedade brasileira, em especial a capixaba, que é onde estamos inseridos”, disse.

Ética

O tema da recepção - Ética, Universidade e Formação Profissional - foi abordado pelo professor do Departamento de Filosofia Maurício Abdalla. Ele falou sobre ideias pré-concebidas acerca do cotidiano universitário e pediu aos estudantes que deixem de lado os preconceitos sobre a universidade.

“A universidade é o espaço da ciência e do saber; é o espaço que forma profissionais que vão sair daqui qualificados para o exercício de uma profissão; ela se constitui também em um espaço de liberdade, de autonomia, de independência e de vida emancipada; a universidade, sim, questiona nossa compreensão ingênua do mundo. Mas cada uma dessas ideias, isoladas, estão erradas e tendem a ser distorcidas. Elas não captam o que é a totalidade da universidade. A universidade é muito mais do que qualquer ideia prévia pode sugerir”, afirmou.

O professor destacou ainda a importância de mantermos relações baseadas na ética: “Ética é um conjunto de normas sobre as quais construímos nossa relação com o outro. E nossa relação com o outro é essencial, nós dependemos do outro”.

Após a palestra, a Cia de Dança Andora-Ufes (foto) fez uma apresentação para os alunos. Na sequência, uma roda de conversa reuniu representantes das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), além da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), da Editora da Ufes (Edufes), das direções dos Centros de Ensino e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para esclarecer as principais dúvidas dos estudantes.

Nesta quinta-feira, 8, a recepção será realizada no campus de Maruípe, no auditório Rosa Maria, a partir das 8h30.

Interior

No interior do estado, as atividades de recepção aos alunos acontecem no Auditório Central do campus de São Mateus no dia 12, a partir das 18 horas. Em Alegre, os estudantes são aguardados na Quadra Coberta no dia 19, às 18 horas, onde o professor do Departamento de Geologia Éder Carlos Moreira ministrará a palestra Ética, Universidade e Formação Profissional.

Também nos campi de São Mateus e de Alegre, após a solenidade de boas-vindas, haverá mesa de conversa com a participação de membros da Prograd, da Proaeci, da Proex e da PRPPG.

Na recepção institucional, os novos alunos também são convidados a participar da ação solidária para a arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis (infantis ou geriátricas), roupas para recém-nascidos e kits de higiene pessoal. O material arrecadado será entregue à Sociedade dos Amigos do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Sahucam), para doação aos pacientes carentes. A doação é voluntária e integra o calendário de atividades em comemoração aos 65 anos da Ufes.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jonathas Gomes (estagiário de Comunicação)