Comida, música e dança de Cabo Verde no primeiro Dia da Cultura Internacional

26/08/2015 - 17:00  •  Atualizado 27/08/2015 13:50

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes realizam nesta quinta-feira (27) a primeira edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes.

Assista matéria produzida pela TV Ufes: http://bit.ly/1EWZ2XG

O evento irá homenagear o país Cabo Verde, pois é o lugar de onde a Ufes recebe mais estudantes e que, em 2015, comemora seus 40 anos de independência. A programação começa às 7h30 com a visita do cônsul honorário de Cabo Verde, Fred Rosalem Heliodoro, e do vice-cônsul, Helder Paulo Carnielli, que serão recepcionados na Reitoria pelo reitor Reinaldo Centoducatte e membros da equipe de gestão da Ufes.

Logo em seguida, às 8 horas, acontecerá o hasteamento da bandeira de Cabo Verde na Praça da Bandeira, localizada em frente ao prédio da Administração Central. As atividades continuam no auditório do Centro de Artes, no Cemuni IV, onde estudantes e professores cabo-verdianos apresentarão o país e suas relações com o Brasil, além de danças e poemas típicos de Cabo Verde.

Almoço

Na hora do almoço, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos poderão conhecer a catchupa, prato típico do país que será servido no Restaurante Universitário (RU) dos campi de Goiabeiras e Maruípe. Na área externa do RU, até 13h30, haverá apresentações de danças, poemas e músicas de Cabo Verde.

O projeto tem como proposta celebrar, na última quinta-feira do mês, a cultura de um país com o qual a Universidade mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos alunos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidades.

A próxima edição do Dia da Cultura Internacional contemplará os Estados Unidos, país que mais recebe estudantes da Ufes.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)