Comissão da Verdade da Ufes ouve depoimento do médico César Ronald Pereira Gomes

21/10/2014 - 16:25  •  Atualizado 22/10/2014 15:50

A Comissão da Verdade da Ufes realiza nesta quarta-feira, 22, uma audiência pública para a oitiva do médico Cesar Ronald Pereira Gomes, ex-aluno da Universidade que foi preso em 1968, na época da ditadura militar. A audiência será realizada às 14 horas, na sala de sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados (Daocs).

A coleta deste depoimento é mais uma etapa do trabalho da comissão, que já entrevistou 10 pessoas. Segundo o coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, professor Pedro Ernesto Fagundes, as audiências públicas são realizadas em caso de grave violação dos direitos humanos, seguindo uma recomendação da Comissão Nacional da Verdade.

A primeira audiência pública convocada pela Comissão da Verdade da Ufes foi realizada no dia 9 de outubro e ouviu o depoimento da cirurgiã dentista Laura Coutinho, também ex-aluna da Ufes que foi presa e torturada durante a ditadura militar.

Manifestações

Em abril de 1968, o então presidente do DCE das Ufes, Cesar Ronald Pereira Gomes, convocou uma série de manifestações para protestar contra o assassinato do estudante Edson Luis, ocorrida no Rio de Janeiro durante um conflito entre agentes da repressão e estudantes.

Em outubro deste mesmo ano foi realizado o XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), organizado de forma clandestina em um sítio localizado em Ibiúna (SP). No dia 12 desse mês, integrantes das forças de repressão invadiram o sítio e, na ação, as principais lideranças no movimento estudantil brasileiro foram presas, entre elas o então estudante capixaba Cesar Ronald Pereira Gomes.

Por Thereza Marinho