Comissão Permanente de Direitos Humanos emite nota de preocupação

03/09/2016 - 15:56  •  Atualizado 05/09/2016 16:32

A Comissão Permanente de Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo (CPDH-Ufes) vem manifestar sua preocupação com os acontecimentos dos últimos dias, sobretudo com os atos de violência e intolerância que têm envolvido membros da comunidade universitária. Participantes da CPDH-Ufes têm acompanhado as manifestações e testemunhado que o protagonismo social tem sido recepcionado por ações de força em total desproporção às provocações de uma minoria que se mistura à maioria e a seu protesto pacífico.

A Universidade é, historicamente, o local da diversidade, do debate, da opinião e do respeito. E, por seu caráter público e plural, nos últimos anos tem sido usada por diversas correntes da sociedade como ponto de encontro para deliberações e manifestações contrárias a qualquer tipo de ameaça à democracia.

Convidamos toda a sociedade a participar deste amplo debate que se faz necessário em qualquer momento de crise, mudança ou ruptura. A CPDH-Ufes tem como valores a ética, a democracia, a tolerância, a igualdade, a transparência, a liberdade, a inclusão, a pluralidade, o apreço à ciência e o respeito aos direitos humanos; quesitos básicos de manutenção dos princípios humanos em situações de tantas incertezas para a educação, mas também no âmbito político, econômico e social. O momento é de reflexão sobre como enfrentar os desafios que estão postos.

Nesta segunda-feira, 05/09, temos agendada uma reunião com o Secretário Estadual de Direitos Humanos, professor Júlio Pompeu, onde estará presente também a vice-reitora Ethel Maciel. Nossa expectativa é a de encontrarmos e construirmos alternativas para que a comunidade universitária possa continuar a desempenhar seu papel social de reflexão e crítica, sem que suas manifestações sejam tão duramente reprimidas.

Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes

3 de setembro de 2016